Familiares movimentam cemitérios do Cabo no Dia de Finados
access_time
06/11/2024
O Dia de Finados nos cemitérios do Cabo Santo Agostinho esteve bastante movimentado. Isso porque muitas famílias dedicaram um tempo neste sábado para visitar os túmulos de seus entes queridos. Também aproveitaram para cuidar da limpeza do local e fazer retoques na pintura dos túmulos.
O Cabo tem cinco cemitérios: dois em Ponte dos Carvalhos, um no centro, na Vila de Nazaré e um no distrito de Juçaral. Em alguns destes cemitérios equipes da Prefeitura distribuíram rosas para os visitantes.
Na parte da manhã, uma Missa de Finados foi realizada na igreja Matriz de Santo Antônio, celebrado pelo padre José Severino e também no Abrigo São Francisco. Já na parte da tarde, no cemitério São José, a comunidade que compõe a Paróquia de Santo Antônio realizou o recital do Terço Mariano. Um momento dedicado às orações e homenagens aos que faleceram.
Já nos cemitérios de Ponte dos Carvalhos, foi realizado celebrações de bênçãos e também ofício das benditas almas do purgatório e leitura das intenções. E no final da tarde e noite, a Santa Missa.
Acompanhada da sua mãe Dorineide Oliveira da Silva, que todos os anos vai ao cemitério nesta data, Gleiciane Carla Oliveira da Silva, moradora de Ponte dos Carvalhos, foi visitar o túmulo da família, onde foram sepultados seu pai o avô, três primos e sua bisa.
“É um momento que significa saudades. Sempre no Dia de Finados venho acompanhar minha mãe. É uma tradição que vem sendo passada de geração em geração. Tem a tristeza, a dor da saudade, mas também tenho que cuidar e arrumar", explica
Já Anabel Jatobá, moradora de Gaibu, que estava visitando o túmulo do seu pai, falecido há mais de 20 anos, elogiou a gestão. “Lindo o gesto da Prefeitura por tá entregando as flores na entrada do cemitério. Pois aqui não tem ninguém vendendo. Com esse ato de amor pude colocar rosa no túmulo do meu pai”, ressaltou.
Por Gesla Ferreira
Foto: Léo Domingos