Projeto Sororis realiza atividades em apoio à mulheres vítimas de violência doméstica
access_time
06/11/2024
A Secretaria Executiva da Mulher do Cabo de Santo Agostinho, realizou na última segunda feira (4), a abertura da 2ª edição do Projeto Sororis. O projeto tem por objetivo promover a autoestima e autodeterminação feminina, através da troca de experiência, construção e fortalecimento de vínculo de afeto, com rede de apoio com mulheres em situação de vulnerabilidade e violência doméstica.
O encontro ocorreu no auditório do CaboPrev, onde foi apresentado o grupo de mulheres assistidas diretamente pela Secretaria da Mulher, para as suas madrinhas, que são um grupo de mulheres capacitadas no município, que irão acolher e acompanhar essas mulheres vítimas da violência.
O trabalho se dá a partir da troca de experiência entre os dois grupos. Serão realizadas oficinas no Palácio da Cultura, com os trabalhos de modelagem em argila, entre outros processos que permitem a vivência entre os grupos. Os encontros estão sendo divididos em três etapas, e no dia 27 de outubro, serão apresentados em uma exposição as peças de artes produzidas, no Centro Administrativo Municipal (CAM 1).
De acordo com a secretária executiva da Mulher, Walkiria Alves, a ideia é que aconteçam uma média de oito a dez encontros formais entre as assistidas e suas madrinhas para as vivências, oficinas, intercâmbios e culminância do projeto. “Ou seja, através do projeto buscamos promover uma mudança real numa sociedade patriarcal e fornecer outras possibilidades de existência a meninas e mulheres independente da sua origem, cor ou condição social. Aonde através da arte iremos mostrar o quanto as vítimas da violência são capazes de entender o seu empoderamento”, comentou.
Para Gilda do Carmo Silva, 44 anos, este é um momento onde somos acolhidas e ajudadas, e que juntas iremos mais longe. “Estou muito feliz . Esse momento é de não desistir da vida, que sempre vai haver algo bom. Que vai aparecer alguém para nos ajudar e dar forças”, disse.
Por Gesla Ferreira
Foto: Secom