Secretaria de Cultura firma parceria com o Instituto Histórico do Cabo para preservar o legado cultural da cidade
access_time
18/12/2024
Nessa terça-feira (17) a Secretaria de Cultura do Cabo de Santo Agostinho deu um importante passo para preservar a história e a identidade do município. O secretário executivo de Cultura, Tadeu Anjos, e os representantes do Instituto Histórico do Cabo de Santo Agostinho, Anderson Ramalho e Tony Ramos, formalizaram a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica. A parceria, celebrada como um marco histórico visa a curadoria da Casa da Memória, um espaço dedicado à preservação e valorização do rico patrimônio cultural da cidade.
Segundo Tadeu Anjos, a iniciativa vai além de um simples compromisso administrativo. "Este acordo representa um pacto com a história e a identidade do nosso povo. A Casa da Memória será um tesouro de inestimável valor, um espaço que exige todo o cuidado e atenção para que o legado cultural do município seja devidamente preservado," destacou o secretário. Ele também ressaltou que a culturateca, a ser instalada no Palácio da Cultura, desempenhará um papel fundamental no resgate e valorização do patrimônio local.
Para Anderson Ramalho, do Instituto Histórico, a parceria é um passo decisivo na valorização da história e da geografia da cidade. “Eu, Tony e os demais membros do Instituto Histórico estamos engajados nessa missão de garantir que o Cabo de Santo Agostinho, com toda a sua riqueza histórica e cultural, seja reconhecido e valorizado. Com este acordo temos a oportunidade de eternizar a história do município de maneira mais abrangente e significativa por meio deste novo equipamento cultural, ” declarou Ramalho.
Casa da Memória - A Casa da Memória será um ponto de referência para o resgate histórico do Cabo de Santo Agostinho, reunindo documentos, fotografias e objetos que contam a história do município. Este acordo marca um novo capítulo para a preservação cultural na cidade, reforçando o compromisso das autoridades locais e da comunidade com a memória coletiva. A expectativa é de que ações como esta inspirem outras iniciativas voltadas para a valorização do patrimônio histórico e cultural da região.
Por Tayná Benigno
Foto: Paulo Araújo