Cabo cria instrumento de participação popular para aprimorar a gestão pública
access_time
13/02/2025
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho deu início à construção do Plano Plurianual (PPA), que define onde e como os recursos municipais serão aplicados. Para isso, foi lançado o Núcleo de Entidades Populares (NEP), que reunirá representantes de diversos segmentos sociais para definir as prioridades do orçamento participativo de 2025.
Nesta quinta-feira (13), o NEP será lançado na Regional 4, durante um encontro com associações no Dudé Motos, na Charneca, a partir das 19h. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Orçamento Participativo. Segundo o secretário Moisés Xavier, esta é a primeira vez que a gestão municipal amplia os mecanismos de participação popular por meio de encontros, miniplenárias e núcleos. “Queremos explicar a metodologia e mostrar como a sociedade pode participar e credenciar suas demandas, expondo suas opiniões e sugestões”, afirmou o secretário.
“Dessa forma, o município pode direcionar os investimentos para obras e serviços de interesse da população, estabelecendo prioridades para cada região”, destacou o prefeito Lula Cabral.
Todos os representantes de entidades podem se cadastrar no NEP. Quem não possui vínculo com associações também poderá participar, inscrevendo-se nas Comissões de Articulação Local (CAL). A metodologia do ciclo do OP e da inclusão social está sendo apresentada nas seis regionais do Cabo, com o objetivo de ampliar a participação popular e, consequentemente, fortalecer a democracia e a transparência na gestão pública.
As reuniões de apresentação da metodologia do OP e o credenciamento das ações acontecem até o dia 25 de fevereiro. As plenárias começam no dia 13 de março e seguem até o dia 24 de maio, conforme o calendário estabelecido pela Secretaria de Orçamento Participativo do Cabo.
Por Ana Cristina Lima