Programa ''Defesa Civil nas Escolas'' chega à escola Vereador Edvaldo Martins, no Malaquias
access_time
19/03/2025
Nesta quarta-feira (19), a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Defesa Social (SDS), em parceria com a equipe da Defesa Civil, realizou mais uma edição do programa “Defesa Civil nas Escolas”.
A atividade foi realizada nos turnos da manhã e da tarde na Escola Municipal Vereador Edvaldo Martins, localizada no bairro do Malaquias.
O principal objetivo do programa é promover a conscientização entre os alunos da rede municipal e da rede estadual de ensino, além dos colaboradores que atuam nas unidades educacionais e residem em áreas consideradas de risco. A iniciativa visa ensinar como identificar sinais de perigo e quais precauções devem ser adotadas em situações de emergência.
Durante a ação, foram abordados temas importantes como prevenção de afogamentos e primeiros socorros, bem como orientações sobre como agir em caso de deslizamentos de terra e incidências em encostas. Também foram fornecidas informações relevantes sobre a identificação de rachaduras em imóveis, inclinação de árvores e outros sinais que possam indicar a iminência de desastres naturais.
“Este é um programa essencial de conscientização, especialmente para os estudantes dos anos iniciais, visando proporcionar informações fundamentais para que eles saibam como agir em situações de risco. No município, estamos dedicados a capacitar as pessoas que testemunham desastres naturais em diversas comunidades. O conhecimento é vital para a tomada de decisões corretas em momentos de emergência. Todas as unidades escolares participaram deste programa”, destacou José Roberto, gerente da Defesa Civil do Cabo.
A gestora escolar Michele de França Silva ressaltou a importância das unidades educacionais do município receberem ações que proporcionam informação e orientação aos pequenos estudantes. "Isso demonstra o compromisso e a responsabilidade dos órgãos, não apenas com os moradores das áreas de risco, mas também com a conscientização das crianças, que deverão estar atentas e preparadas para evacuar locais em situações de emergência, evitando, assim, tragédias”, concluiu.
Por Jonatas Cavalcante
Foto: João Vitor