Prefeitura do Cabo lança programa Mulher Mais Segura
access_time
27/03/2025
A Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho, por meio das Secretarias de Defesa Social (SDS) e da Secretaria da Mulher, lançou a operação "Mulher Mais Segura". A iniciativa conta com o apoio do 18º Batalhão da polícia Militar, visando fortalecer a segurança e o atendimento às mulheres vítimas de violência no município.
O principal objetivo da operação é expandir os serviços voltados às mulheres vítimas de violência. Entre as medidas a serem adotadas, está o fortalecimento da Patrulha Maria da Penha, a intensificação de plantões de fiscalização, ações educativas nas ruas e o monitoramento por meio do núcleo "Justiceiras", um projeto já existente que combate a violência contra a mulher e foi executado durante o período carnavalesco na cidade.
O programa funcionará em regime especial, ampliando os plantões de atendimento. As unidades que antes operavam de segunda a sexta-feira agora também estarão disponíveis de sexta a domingo, das 18h às 00h. A ação será ativada mediante o chamado de mulheres em situação de violência, permitindo que acionem as equipes responsáveis por garantir sua proteção.
A operação contará também com um espaço denominado "Abrigamento Provisório", onde as vítimas serão acolhidas de forma segura por 48 horas, até que sejam encaminhadas a um local seguro, seja a residência de familiares ou um espaço de acolhimento do Governo do Estado de Pernambuco.
A Secretária Executiva da Mulher, Aline Melo, destacou a importância da integração entre os órgãos envolvidos.“Estamos unindo esforços para enfrentar a violência contra a mulher e erradicar práticas como o feminicídio e outras formas de agressão. Com este novo programa, buscamos garantir que as cidadãs cabenses possam circular livremente e serem protagonistas de suas próprias histórias, sem o medo de se tornarem vítimas da violência.”
O Secretário Municipal de Defesa Social do Cabo, Julierme Veras, reforçou o compromisso da gestão com a segurança das mulheres. “Com essa operação, garantimos que as mulheres do nosso município não estarão sozinhas. Elas terão todo o apoio necessário no combate à violência, além de uma maior integração dos serviços oferecidos pelas secretarias, fortalecendo a rede de proteção e acolhimento.”
As vítimas de violência poderão solicitar apoio pelos seguintes contatos:
• Centro Especializado de Atendimento à Mulher Eudina Sobral – CEAM: localizado na Prefeitura Diomedes Ferreira de Melo, nº 461, Loteamento Engenho Ilha, Ponte dos Carvalhos. Telefone: (81) 3518-1937.
• Centro Especializado de Atendimento à Mulher Maria Purcina – CEAM: situado na Rua Dr. Washington Luiz, nº 27, Centro. Telefones: (81) 3524-1903 | (81) 9 8543-8468.
• Programa Justiceiras: contato pelo telefone (81) 9 8379-8468.
Por Jonatas Cavalcante
Foto: João Vitor