Secretaria de Saúde do Cabo amplia serviço de testagem rápida no CTA Herbert de Souza
access_time
27/03/2025
Com o objetivo de fortalecer a prevenção e o diagnóstico precoce das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho está ampliando a testagem rápida para abranger um maior número de doenças.
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Herbert de Souza passou a oferecer exames para a detecção da clamídia e da gonorreia. Ambas são ISTs que, muitas vezes, não apresentam sintomas, tornando o diagnóstico precoce essencial para a prevenção de complicações.
A inclusão desses novos testes reforça a importância dos serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde à população, que já incluem a detecção de HIV, sífilis, hepatites virais e outras infecções. Além do diagnóstico, a unidade disponibiliza tratamento gratuito para todos os moradores do município.
Os testes podem ser realizados tanto por pacientes já assistidos pela unidade quanto por pessoas que desejam realizá-los espontaneamente ou mediante encaminhamento médico. Para a realização, é necessário apresentar um documento original com foto (RG) e o Cartão do SUS. Atualmente, o CTA Herbert de Souza atende aproximadamente 2 mil pessoas, oferecendo acompanhamento contínuo durante as sessões de tratamento.
"A clamídia e a gonorreia frequentemente se manifestam de forma silenciosa, fazendo com que muitas pessoas não saibam que estão infectadas. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado reduzem os riscos de complicações graves, como infertilidade, doença inflamatória pélvica e gravidez ectópica, além de auxiliar na interrupção da transmissão dessas infecções”, afirmou a gerente do CTA Herbert de Souza, Nilda Albuquerque, Kívia Falcão.
SERVIÇO:
CTA Herbert de Souza
Endereço: Rua Coronel Artur Cisneiros, S/N, Centro do Cabo.
Funcionamento:
• Segunda a quinta-feira: das 7h às 16h - Atendimento geral, testes de HIV, sífilis e consultas periódicas.
• Sexta-feira: das 8h às 16h - Testagem rápida de clamídia e gonorreia. Para esses testes, é necessária a coleta de urina, que deve ser entregue às terças-feiras pela manhã, das 8h às 11h.
Por Jonatas Cavalcante
Foto: Secom