Defesa Civil do Cabo apresenta Plano de Contingência para o período de Inverno
access_time
08/04/2025
Nesta terça-feira (8), a Defesa Civil do Cabo de Santo Agostinho apresentou o Plano de Contingência da Prefeitura para o enfrentamento do período chuvoso. O encontro, realizado no Centro de Formação Professores Elmo de Freitas, teve como objetivo discutir ações preventivas em diversos bairros do município e traçar estratégias para a execução de medidas durante o inverno.
A proposta é garantir que todas as secretarias municipais atuem de forma integrada diante dos efeitos e danos causados pelas chuvas à população. O Plano de Contingência contempla a arrecadação e distribuição de donativos, atendimento psicológico e médico, assistência a crianças e adolescentes em situação de risco, remoção e realocação de famílias desalojadas, além de outros serviços essenciais de saúde e assistência social. A iniciativa vem complementar as ações desenvolvidas desde o início do ano pela Defesa Civil e secretaria de Serviços Públicos, na Operação Inverno.
“As ações do plano serão implementadas com o objetivo de atender às necessidades das vítimas e assegurar que a população receba apoio de forma humanizada. É fundamental que todos os órgãos municipais estejam mobilizados durante todo o processo de acolhimento, especialmente nos períodos de maior incidência de chuvas”, destacou o prefeito Lula Cabral.
O secretário de Defesa Social, Julierme Veras, ressaltou que a iniciativa faz parte de um esforço conjunto para garantir um atendimento eficaz às pessoas afetadas pelas chuvas. “É essencial estruturarmos nosso plano de ação para oferecer suporte adequado àqueles que possam ser atingidos por tragédias ou situações de emergência ao longo do inverno na cidade”, afirmou.
Participaram do evento o secretário de Defesa Social, Julierme Veras; o gerente da Defesa Civil do Cabo, José Roberto; o secretário de Administração e Recursos Humanos, José Luiz do Monte Filho; o vereador Paulo Farias, representando a Câmara Municipal; além de representantes das secretarias de Assistência Social, Mulher e Direitos Humanos, e da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e demais secretarias municipais.
Por Jonatas Cavalcante
Foto: Gleibson Silva