X Encontro Zé da Banha de Bacamarte celebra 59 anos da SOBAC nesta quinta-feira (01), no Cabo de Santo Agostinho
access_time
29/04/2025
A tradição do bacamarte estará em festa nesta quinta-feira (01) com a realização do “X Encontro Zé da Banha”, na Vila de Nazaré, sítio histórico do Cabo de Santo Agostinho. A partir das 9h, a celebração marca os 59 anos da Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo (SOBAC), homenageando mestres e apologistas do folguedo.
Reconhecido como um verdadeiro memorial a céu aberto, o Encontro Zé da Banha é referência na cultura popular de Pernambuco, inspirando grupos de outros estados e consolidando-se como patrimônio vivo.
Neste ano, a expectativa é reunir cerca de quinhentos bacamarteiros de diversas regiões, incluindo representações da Paraíba, Sergipe e Bahia.
Um dos grandes destaques desta edição é a presença de três Patrimônios Vivos de Pernambuco: o Cavalo Marinho Boi Pintado, o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu e a própria SOBAC. Também participarão os Bacamarteiros de Carmópolis, reconhecidos como Patrimônio Imaterial de Sergipe, e João do Pife, Patrimônio Vivo de Caruaru.
Mais do que preservar a tradição, os bacamarteiros do Cabo representam a resistência cultural. Para Ivan Marinho, integrante da SOBAC, o movimento é fruto de uma história de luta: "Os bacamarteiros de Pernambuco vêm do final do século XIX. É um folguedo sesquicentenário que tem ganhado muita visibilidade nos últimos anos, graças ao vanguardismo da SOBAC, que, além de se tornar Patrimônio Vivo de Pernambuco, organizou a Federação dos Bacamarteiros e encabeça a luta pela legalização."
A programação do encontro segue a tradição, com momentos religiosos, cortejos e apresentações culturais:
9h30 – Procissão dos Santos Joaninos e Missa dos Bacamarteiros
10h30 – Cortejo dos Batalhões com Samba de Roda dos Bacamarteiros de Carmópolis
11h – Linha de tiro no Mirante de Vicente Pinzón
12h às 17h – Apresentações culturais
Por Ana Carolina Gomes