Semana da Enfermagem no Cabo discute como a inteligência artificial pode ajudar no trabalho dos profissionais da saúde
access_time
13/05/2025
Durante o evento em comemoração à Semana da Enfermagem, a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho abordou um tema que domina as discussões da atualidade: a inteligência artificial (IA). O encontro, realizado nesta terça-feira (13), reuniu profissionais de enfermagem no Centro Administrativo I para discutir as inovações dessa tecnologia no campo da saúde, as questões éticas envolvidas e a importância do cuidado humanizado.
Os algoritmos de IA podem identificar padrões e auxiliar no diagnóstico precoce de doenças, personalizando o tratamento com base nas condições individuais de cada paciente. Esses são alguns dos benefícios que essa tecnologia pode trazer para os profissionais de enfermagem. “A IA pode ajudar a solucionar problemas e facilitar os processos utilizados”, afirmou a mestre em Saúde Pública e enfermeira Marcela Cíntia. Ela está à frente do desenvolvimento de um projeto que visa facilitar o dia a dia dos profissionais da rede municipal de saúde por meio de ferramentas de inteligência artificial.
“Este projeto ainda está em desenvolvimento. Mas é importante destacar que a IA está presente em nossas vidas desde a década de 1950. Na saúde, ela atua, por exemplo, nos prontuários eletrônicos e na captação de grandes volumes de dados”, ressaltou.
“Destacamos hoje o papel crescente da inteligência artificial na transformação da enfermagem e da saúde como um todo. A IA vem para fortalecer a saúde no Cabo. Isso significa mais segurança para os pacientes e mais eficiência nos processos de trabalho”, declarou o secretário de Saúde, Renato Freitas.
Marcela Cíntia foi uma das palestrantes da Semana da Enfermagem, com o tema: “Humanização na Era Digital e o Papel da Enfermagem com a IA”. Também participaram do evento a Dra. Adelma Rodrigues de Lima, que abordou o tema “Ferramenta Estratégica para Tomada de Decisão e Gestão de Processos”, e Gisele Paiva, mestre em Terapia Intensiva e coordenadora da Saúde da Mulher, que falou sobre a ferramenta Cito Digital, utilizada no município. A plataforma é um dos recursos tecnológicos que permitiu maior agilidade na entrega dos resultados de exames preventivos.
Por Ana Cristina Lima
Foto: Gleibson Silva