Profissionais do CEAM recebem capacitação sobre acolhimento e prevenção à violência contra a mulher
access_time
13/05/2025
Profissionais que atuam nos Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAM) do Cabo de Santo Agostinho participaram hoje (13) de uma capacitação técnica sobre acolhimento e prevenção à violência contra a mulher no Centro de Formação de Professores Elmo de Freitas.
Códigos de leis que garantem os direitos das mulheres em situação de violência doméstica e familiar, medidas protetivas previstas na legislação, diretrizes de convivência nos CEAMs e estratégias de acolhimento humanizados foram uns dos temas discutidos na capacitação por advogados e psicólogos convidados da área.
A Secretaria de Mulher, conta que a iniciativa buscou reforçar o preparo dos profissionais no atendimento, garantindo que as mulheres que buscam apoio nos centros tenham acesso a um serviço cada vez mais qualificado, sensível e eficiente.
No Cabo, as mulheres podem contar com dois Centros Especializados: o CEAM Eudina Sobral Maria, em Ponte dos Carvalhos, e o CEAM Maria Purcina, no Centro da cidade. Esses espaços são importantes portas de entrada para acolhimento, escuta, orientação jurídica, psicológica e social, além de encaminhamentos à rede de proteção.
É importante lembrar que o estado de Pernambuco conta atualmente com 37 CEAMs, dos quais dois estão localizados no Cabo de Santo Agostinho — um reforço importante na luta pelo enfrentamento à violência de gênero.
Para a Secretária da Mulher do município, Aline Melo, a capacitação vai além de aprimorar o trabalho das equipes do CEAM:
"Essa capacitação é uma oportunidade de fortalecer a escuta, o cuidado e o acolhimento que oferecemos às mulheres que chegam até nós em momentos tão delicados. O CEAM é um serviço de atendimento de reconstrução e fortalecimento", destacou a secretária
Por Ana Carolina Gomes