Defesa Civil do Cabo registrou 73 ocorrências e instala 824 m de lonas plásticas em áreas de morro
access_time
16/05/2025
No Cabo de Santo Agostinho, a manhã desta sexta-feira (16) foi dedicada a vistorias técnicas da Defesa Civil em áreas de risco nos bairros São Francisco, Malaquias, Bela Vista e Mauriti. Na quinta-feira (15), as equipes instalaram 824 m de lonas plásticas em encostas da comunidade de Ponte dos Carvalhos.
“Estamos intensificando o monitoramento hoje, já que a previsão da APAC indica entre 50 e 100 mm de chuva para a Região Metropolitana”, destacou o gerente da Defesa Civil do município, José Roberto de Oliveira Barbosa.
Entre a quarta-feira (14) e a manhã desta sexta-feira (16), a Defesa Civil do Cabo registrou 73 ocorrências. No mesmo período, foram identificados oito deslizamentos de terra em Ponte dos Carvalhos, nas ruas 18, 20 e no Alto do Cruzeiro. Não houve vítimas fatais. Dezesseis pessoas ficaram desalojadas e foram encaminhadas para residências de familiares.
Também foram registrados 12 pontos de alagamento nos bairros de Ponte dos Carvalhos, Pontezinha, Enseada dos Corais e Suape. Além disso, cinco ocorrências de queda de árvores ocorreram na Cohab, PE-28, Vila Social, Ponte dos Carvalhos e Destilaria. Nesta última localidade, uma árvore derrubou três postes de energia elétrica.
Neste sábado (17), a equipe da Defesa Civil continuará o trabalho de prevenção com novas vistorias técnicas, instalação de lonas plásticas e ações de orientação à população nas comunidades do Córrego do Morcego, Charneca e Rua 33, em Ponte dos Carvalhos.
“Considerando o volume de chuvas registrado ontem, 127,73 mm no Cabo de Santo Agostinho, tivemos um número relativamente baixo de ocorrências para o início do inverno”, avaliou José Roberto. A Operação Inverno no município foi iniciada ainda em janeiro, com ações de limpeza e desobstrução de canais, instalação de 35.040 m de lonas plásticas entre janeiro e março, além de vistorias técnicas e monitoramento diário dos quase mil pontos de risco identificados na cidade.
“As ações preventivas permitiram reduzir a gravidade dos impactos neste período. Todas as secretarias estão engajadas no acompanhamento, suporte e acolhimento das situações causadas pelas chuvas. Nosso objetivo é garantir a segurança da população que vive em áreas de risco”, afirmou o prefeito Lula Cabral.
Por Ana Cristina Lima
Foto: Gleibson Silva