Profissionais da Atenção Primária participam de capacitação sobre Hanseníase no Cabo
access_time
10/07/2025
Com o objetivo de fortalecer o diagnóstico precoce e o enfrentamento à hanseníase na rede municipal de saúde, a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho promoveu uma capacitação voltada para médicos e enfermeiros da Atenção Primária. A ação foi realizada no auditório Padre Antonio Carlos Van Der Velden, na Escola Modelo de Pontezinha.
A iniciativa foi conduzida pelo Centro de Referência Secundária de Hanseníase e Tuberculose Professora Nilda Buarque, referência no tratamento e acompanhamento de casos no município. Durante a capacitação, os profissionais puderam aprofundar seus conhecimentos sobre sinais e sintomas da hanseníase, formas de transmissão, diagnóstico clínico e abordagem terapêutica.
As palestras foram ministradas pela Dra. Kívia Falcão, gerente do Centro de Referência, e pelo médico dermatologista e hansenólogo Dr. Francisco Almeida, também integrante da equipe do Nilda Buarque.
Segundo a gerente Kívia Falcão, a proposta é “aprimorar o conhecimento e as habilidades dos profissionais de saúde no diagnóstico e na prevenção da hanseníase, contribuindo para o controle da doença e a redução do estigma que ainda a cerca”, explicou.
A capacitação faz parte das estratégias do município para ampliar a detecção oportuna dos casos e garantir um atendimento de qualidade às pessoas acometidas pela doença, promovendo a interrupção da cadeia de transmissão e a melhoria da qualidade de vida da população.
Por Ana Cristina Lima Ferreira