Cabo sediou seminário internacional em celebração aos laços Brasil–Europa Central
access_time
08/08/2025
O município do Cabo de Santo Agostinho foi palco nesta sexta-feira (8), do Seminário Internacional “Criando Pontes entre o HUB Pernambuco e o HUB Mundo”, concluindo uma programação especial que celebrou dois marcos históricos: os 200 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e os países da Europa Central e os nove anos de atuação do Consulado da Eslovênia no Recife. O evento aconteceu no Centro de Formação de Professores Elmo de Freitas, através de uma parceria entre o consulado e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Estiveram presentes representantes consulares e de embaixadas, empresários, especialistas em comércio exterior, acadêmicos e outras autoridades, entre elas o prefeito do município, Lula Cabral; o cônsul honorário da Eslovênia em Pernambuco, Rainier Michael; Arthur Neves, do Ministério de Portos e Aeroportos; e Marcelo Gouveia, presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).
Durante o encontro, foram apresentados cases de cooperação internacional, experiências bem-sucedidas em parceria com a Eslovênia e com o Cabo e oportunidades de atuação conjunta em áreas como educação, políticas públicas, empreendedorismo e tecnologia. Quem esteve presente no evento também pôde conhecer projetos desenvolvidos por estudantes do Núcleo de Estudos Avançados e Científicos do Cabo (NEAC) e um pouco mais sobre o Núcleo de Línguas do Cabo; além de prestigiar o artesanato da Feirinha do Vale da Lua e o trabalho do ceramista e artista plástico Diego Gomes. O evento ainda contou com a participação de alunos e instrutores da Escola Municipal de Música José Ladislau Pimentel, que abrilhantam o seminário com uma breve apresentação.
“É uma alegria enorme receber vocês no Cabo. A gente tem trabalhado todos os dias para que essa cidade não seja apenas um ponto no mapa. Queremos ser um ponto de encontro entre o melhor de Pernambuco e as oportunidades que o mundo está oferecendo”, declarou o prefeito Lula Cabral. “O Cabo faz parte ativa desse hub do desenvolvimento, tem infraestrutura, incentivos reais para quem investir e um governo que facilita, que escuta e que abre as portas para o empresariado”, ressaltou.
O cônsul da Eslovênia agradeceu e parabenizou a receptividade do evento no Cabo. Ele falou sobre a importância de momentos como esse para ampliar o diálogo diplomático e paradiplomático entre Pernambuco e países da Europa Central, promover ações concretas em internacionalização e destacar boas práticas de cooperação multilateral entre governos, empresas, instituições acadêmicas e a sociedade civil. “Que os municípios entendam a importância da interiorização da diplomacia, a exemplo do que está acontecendo aqui no Cabo de Santo Agostinho. Isso atrai não só negócios, mas desenvolvimento social”, disse ele.
Por Raíza Muniz