Secretaria de assistência social realiza mutirões nos CRAS para identificar insegurança alimentar da população
access_time
21/08/2025
A Secretaria de Assistência Social está realizando mutirões nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) para aplicar a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA). A ação, da Gerência de Segurança Alimentar, seguirá até a próxima sexta-feira (29) e tem como objetivo compreender a realidade alimentar das famílias assistidas e garantir direitos.
A EBIA é um instrumento nacional utilizado para mensurar o grau de insegurança alimentar das famílias a partir dos últimos três meses. Através de questionários ela permite avaliar situações de diferentes níveis de insegurança alimentar, que vão desde a preocupação em manter o acesso à comida até os casos mais críticos, em que não há condições financeiras para a alimentação. A aplicação está sendo realizada por técnicos dos CRAS, psicólogos e nutricionistas, garantindo um levantamento criterioso e humanizado.
O objetivo é obter um diagnóstico municipal mais preciso da realidade alimentar da população de cada região, que servirá de base para o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). A partir disso, será possível realizar ações emergenciais e estruturais nas localidades com maior risco e direcionar as famílias aos benefícios socioassistenciais, conforme a necessidade de cada uma.
“Esse instrumento fortalece as ações que estamos construindo com o Cabo Bem Cuidado, acompanhando às famílias, garantindo que o apoio chegue de forma eficaz e humanizada. Assim, conseguimos responder com mais rapidez às reais necessidades da população cabense”, destacou a secretária de Assistência Social, Penélope Andrade.
Por Ana Carolina Gomes
Foto: Gleibson Silva