Seminário ‘Conhecer para Incluir’ marcou penúltimo dia da Semana da Pessoa com Deficiência
access_time
27/08/2025
O penúltimo dia da 20ª Semana da Pessoa com Deficiência do Cabo de Santo Agostinho foi marcado por muita emoção e aprendizado. O auditório do Centro de Formação de Professores Elmo de Freitas foi palco do ‘Seminário Conhecer para Incluir’. que contou com a palestra “Encontrando oportunidades nos ‘Nãos’ da Vida”, ministrada por Helder Moura, desenvolvedor web e palestrante motivacional que foi diagnosticado com paralisia cerebral ainda na infância. A iniciativa foi da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação.
Pela manhã o seminário foi voltado aos profissionais da rede municipal de ensino - brailistas, psicopedagogos, intérpretes de libras, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os professores do atendimento domiciliar. À tarde, o evento foi aberto ao público, contando com estudantes, representantes da sociedade civil e demais profissionais da área.
Com seu lema de vida, “Eu quero, eu posso, eu consigo”, Helder Moura contou sua história e como superou todos os desafios enfrentados. “Essa palestra casou perfeitamente com o que estou passando em minha vida neste momento, porque o Helder me inspirou num nível das pessoas que eu mais admiro, como atletas de elite, intelectuais, doutores, e pra mim ele está nesse nível. Ele é genial. Fiquei muito emocionada”, comentou a intérprete de libras Stephanie Saskya.
“Agradecemos imensamente pela participação e pelo testemunho tão inspirador que tivemos hoje. A história de superação que ouvimos nos ensina que cada dia é uma oportunidade de aprendizado e que a inclusão precisa ser vivida na prática, assim como a importância de trabalhar a autonomia dessas crianças”, destacou a gerente de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, Chirlene Silva. “Essa experiência única nos enriquece como educadores e nos motiva a perpetuar essa mensagem para esta e para as próximas gerações”, acrescentou.
Por Raíza Muniz