Cabo terá representantes na etapa estadual do Concurso Lendo de Carreirinha
access_time
11/09/2025
O município do Cabo de Santo Agostinho definiu, nesta quinta-feira (11), os dois estudantes que representarão a cidade na etapa estadual do Concurso Lendo de Carreirinha. A seleção aconteceu no Centro de Formação de Professores e contou com a participação de 16 alunos de 12 escolas da Rede municipal de Ensino. Voltado para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental que estão em processo de alfabetização e não apresentam distorção idade/série, o projeto busca avaliar o desenvolvimento da fluência leitora dos estudantes.
Durante a etapa municipal, cada estudante leu uma fábula do escritor grego Esopo. Após a leitura, uma comissão avaliadora analisou critérios como precisão, ritmo, entonação, pontuação e domínio da relação entre grafemas e fonemas. Ao final, foram escolhidos Ana Beatriz Oliveira da Silva, da Escola Municipal Profª Cremilda Maria de Santana Oliveira, localizada em Garapu, e Isaac da Silva Lopes, da Escola Municipal José Joaquim de Oliveira, no Engenho Novo, ambos com 8 anos. Todos os participantes da etapa municipal receberam certificados e livros como reconhecimento pelo empenho. Os dois vencedores também ganharam uma cesta de guloseimas como premiação extra.
Agora, Ana Beatriz e Isaac seguem para a fase estadual, onde disputarão com estudantes de Camaragibe, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno e São Lourenço da Mata. A etapa será realizada na próxima quarta-feira (17), na Arena Pernambuco. O concurso é promovido pela Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Sul, da Secretaria Estadual de Educação e Esportes.
Os pais de Isaac se emocionaram com o resultado. “Foi uma oportunidade riquíssima. Foi maravilhoso ver ele participando. Nós estamos muito orgulhosos”, comentou Rosângela Maria, mãe do pequeno. Quem também não escondia a emoção foi a mãe de Ana Beatriz. “Pra mim foi uma surpresa. Tenho mais um filho e fazemos questão de criar o hábito da leitura em casa, então eu estou muito feliz pela conquista da minha filha”, disse.
O secretário municipal de Educação, Isaltino Nascimento, ressaltou a importância da atividade. “Ler na idade certa é uma prioridade da educação do nosso município e participar de concursos como esse é muito importante, estimulando a leitura e o protagonismo dos nossos alunos”.
Por Raíza Muniz
Foto: João Vitor