Instagram e-SIC: Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão

accessibility
Alto contraste
brightness_6
Aumentar texto
zoom_in
Diminuir texto
zoom_out
Teclas de atalho


Palestra, apresentações e inauguração de Geladoteca marcam a abertura da 1ª Semana da Alfabetização do Cabo
access_time 29/09/2025


Com o tema "Ler e escrever para transformar-se e transformar o mundo!", a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Educação, deu início, nesta segunda-feira (29), à sua 1ª Semana da Alfabetização. A abertura oficial foi realizada no auditório do Centro de Formação de Professores Elmo de Freitas, contando com a participação de gestores escolares, coordenadores, professores, estudantes e técnicos da secretaria. A programação segue até sexta-feira (3), com diversas atividades nas escolas da rede municipal.

O objetivo é promover o estímulo à leitura e à escrita entre estudantes em processo de alfabetização, envolvendo toda a comunidade escolar e familiar para valorizar essa etapa essencial da educação. A abertura contou com a apresentação do músico e instrutor da Escola de Música José Ladislau Pimentel Ecenilson Dias, que abrilhantou o evento executando grandes clássicos da música brasileira e internacional. Em seguida, estudantes do projeto de música com flauta doce da Escola em Tempo Integral (ETI) Joaquim Nabuco subiram ao palco e mostraram seu talento executando os hinos do Brasil, de Pernambuco e do Cabo.

O evento seguiu com a inauguração de uma Geladoteca, projeto de incentivo à leitura que consiste em reutilizar geladeiras antigas e transformá-las em bibliotecas itinerantes. “A geladoteca não apenas promove a leitura, mas também incentiva a participação comunitária, a cidadania e o cuidado com o meio ambiente, ao utilizar um equipamento que seria descartado para transformar em um espaço divertido e acolhedor, que desperta a curiosidade e aproxima a comunidade da leitura”, explicou a coordenadora de Alfabetização e Multiletramentos da Secretaria de Educação, Karly Araújo.

A programação do primeiro dia ainda contou com uma palestra que tratou sobre os desafios e possibilidades da alfabetização inclusiva, ministrada por Fernanda Cristian, psicopedagoga, pós-graduada em ABA e fundadora da Casa da Alfa, que atende estudantes com diagnósticos de autismo, síndrome de down e demais transtornos de aprendizagem em Jaboatão dos Guararapes. “Estou muito feliz em ter sido convidada para esse evento belíssimo. Estou aqui fazendo história junto com esse município, podendo compartilhar meu conhecimento sobre alfabetização, em particular a alfabetização inclusiva”, ressaltou Fernanda.

"A alfabetização é uma das grandes prioridades da nossa gestão, e hoje damos início à 1ª Semana da Alfabetização do nosso município com uma programação especial. Ao longo de toda a semana, nossa rede de ensino estará mobilizada com atividades pedagógicas, lúdicas, gincanas e outras ações que reforçam o compromisso com o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos nossos estudantes”, destacou Isaltino Nascimento, secretário municipal de Educação.

Por Raíza Muniz

Foto: Daniel Lackberg








© Todos os direitos reservados para a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho
Rua Manoel Queirós da Silva, 145, Torrinha, CEP: 54.515-020 | Atendimento: +55 (81) 3521.6645
Ouvidoria: 0800.020.5544 ou (81) 3524.5544
CNPJ: 11.294.402/0001-62
E-mail: prefeitura@cabo.pe.gov.br