Instagram e-SIC: Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão

accessibility
Alto contraste
brightness_6
Aumentar texto
zoom_in
Diminuir texto
zoom_out
Teclas de atalho


Secretaria de Assistência Social do Cabo realiza abordagem social noturna para pessoas em situação de rua
access_time 02/10/2025


A Secretaria de Assistência Social do Cabo de Santo Agostinho, por meio da equipe de abordagem do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), tem ido às ruas do município para oferecer atendimento noturno às pessoas em situação de rua.

A iniciativa amplia as ações que já vinham sendo realizadas diariamente no período diurno, e tem o objetivo de identificar o público que utiliza a rua como espaço de referência, acolher sua demandas, orientar e realizar os encaminhamentos necessários. Além disso, o trabalho busca compreender melhor as situações de vulnerabilidade vivenciadas, que podem também estar relacionadas ao uso de substâncias psicoativas, exploração sexual infantil e ausência de vínculos familiares.

Durante a ação, as equipes percorrem bairros como Centro, Cohab, Ponte dos Carvalhos, Pontezinha e também áreas litorâneas, como Gaibu e Itapuama, onde realizam entregas de kits de higiene pessoal. Além da abordagem, é feito um censo social para traçar o perfil das pessoas em situação de rua, registrando dados como sexo, idade, local de origem, motivo de estar nas ruas, uso de substâncias e pendências de documentação. Nos casos em que não há registros civis, a equipe já inicia o processo de emissão dos documentos.

A partir desse levantamento, alguns indivíduos que manifestam desejo de acolhimento são encaminhados para programas de acolhimento, enquanto aqueles que podem retornar ao convívio familiar têm sua reintegração acompanhada pela equipe técnica. Dependendo do caso, para os que não possuem nenhum tipo de benefício, há também a orientação e encaminhamento para programas sociais como Bolsa Família, Auxílio Moradia e Bolsa Cidadã, numa tentativa de minimizar os impactos da vida nas ruas.

“Com essas intervenções a gente consegue identificar diversas violações de direitos e situações de vulnerabilidade social. E assim, intervir para assegurar direitos dessa população de modo que eles possam finalmente superar a condição de situação de rua”, destacou a Secretária de Assistência Social, Penélope Andrade.

Por Ana Carolina Gomes

Foto: Silva, Emanuel








© Todos os direitos reservados para a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho
Rua Manoel Queirós da Silva, 145, Torrinha, CEP: 54.515-020 | Atendimento: +55 (81) 3521.6645
Ouvidoria: 0800.020.5544 ou (81) 3524.5544
CNPJ: 11.294.402/0001-62
E-mail: prefeitura@cabo.pe.gov.br