Campanha do Outubro Rosa começa nas unidades de saúde do Cabo
access_time
06/10/2025
A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho iniciou, nesta segunda-feira (6), no CRAS Vila Roca, as ações que integram o Outubro Rosa — campanha de conscientização sobre prevenção ao câncer de mama. As Secretarias de Assistência Social e da Mulher também participam da iniciativa, oferecendo orientações e informações sobre os serviços voltados ao público feminino no município.
Cerca de 50 mulheres participaram de uma palestra com orientações sobre a importância da realização dos exames preventivos e dicas de como fazer o autoexame. Além do aspecto da saúde, também foram abordadas questões sociais e psicológicas, com o objetivo de estimular a melhoria da qualidade de vida.
Para a coordenadora da Saúde da Mulher, Giselle Paiva, que ministrou a palestra, a ação foi essencial para reforçar a relevância de as mulheres realizarem exames de forma periódica, já que a detecção precoce é decisiva no processo de cura.
“O Outubro Rosa é um momento de reforçar o cuidado com a saúde feminina. Um simples exame pode fazer toda a diferença e salvar vidas. Também abordamos outras pautas importantes, como a identificação de situações de violência contra a mulher, qualidade de vida e autopreservação”, destacou Giselle.
Após a palestra, as participantes foram encaminhadas para a realização do exame preventivo e o agendamento da mamografia. Até o final do mês haverá palestras edutivas, citologia oncótica, agendamento e atendimento de mamografia, Testes Rápidos de HIV e Sífilis vão acontecer nas USFs.
“Agendei a minha mamografia e gostei muito da palestra. Tudo foi falado da melhor maneira possível para nos ajudar. Acredito que não só eu, como outras companheiras que estiveram aqui, vamos voltar para casa felizes e com muito mais conhecimento”, declarou Josefa Maria Vidal, de 74 anos.
Veja onde haverá programação:
07/10 – USF Rosário
08/10 – USF Charneca 1, 2 e 3 (Novo Horizonte e Barbalho)
09/10 – USF Gaibu
10/10 – CRSM 2 – Ponte
13/10 – USF Charnequinha e Sapucaia
14/10 – USF Jussaral
15/10 – USF Enseadas
16/10 – USF Loteamento Ilha
17/10 – Policlínica Vicente Mendes
20/10 – USF Suape
21/10 – USF Pirapama
22/10 – USF Vila Claudete
23/10 – USF Pajuçara
24/10 – CAM 1 – Funcionárias
Por Silvali, Wesley
Foto: Gleibson Silva