Cabo celebra o Mês do Professor com uma série de ações em valorização à categoria
access_time
15/10/2025
Em comemoração ao Mês do Professor, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho anunciou uma série de medidas voltadas à valorização dos profissionais da educação da rede municipal. As iniciativas incluem bônus, programas de incentivo e oportunidades de formação internacional, reforçando o compromisso da gestão com o fortalecimento da educação pública.
Entre as ações já implementadas, está o bônus de R$ 600,00 concedido a 3.044 professores, técnicos e servidores da Secretaria Municipal de Educação para utilização na 15ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que aconteceu na última semana em Olinda. Além disso, nesta quarta-feira (15), Dia do Professor, os educadores receberão um bônus especial de R$ 1.000,00, em reconhecimento à dedicação e ao trabalho desempenhado nas escolas da rede.
Dando um passo histórico, a Prefeitura irá lançar o Programa Professores sem Fronteiras, estabelecendo um convênio inédito com a Universidade de Coimbra, em Portugal, tornando a rede pública do Cabo de Santo Agostinho a primeira rede de ensino do Brasil a firmar parceria com uma das universidades mais antigas e prestigiadas do mundo. O programa oferecerá bolsas de estudo e intercâmbio de dois meses para professores e técnicos, com o objetivo de promover a troca de experiências e aprimorar práticas pedagógicas. O acordo será assinado no mês de novembro, em Coimbra, e o primeiro grupo embarca no início de 2026.
Além disso, a gestão municipal também vai efetuar o pagamento dos valores pendentes do Programa de Bônus por Desempenho Educacional (PROBON), referente ao ano de 2023, destinado a premiar os profissionais que contribuíram para o alcance das metas de crescimento do Índice de Desenvolvimento Educacional do Cabo de Santo Agostinho (INDECS).
O prefeito Lula Cabral destacou que as ações representam o reconhecimento e o investimento contínuo na formação dos profissionais da educação. "Nenhuma política pública tem mais impacto no futuro de uma cidade do que a educação, e o nosso compromisso é garantir condições para que o ensino no Cabo avance cada vez mais, com profissionais motivados, qualificados e reconhecidos”, enfatizou.
"Estamos construindo uma educação que olha para o presente e para o futuro. Essas ações mostram que o Cabo acredita na força transformadora dos professores. Investir em formação, reconhecimento e boas condições de trabalho é investir diretamente na aprendizagem dos nossos estudantes”, destacou o secretário municipal de Educação, Isaltino Nascimento.
Por Raíza Muniz