Secretaria de Assistência Social garante VEM Livre Acesso para idosos e pessoas com deficiência de áreas rurais
access_time
15/10/2025
A Secretaria Municipal de Assistência Social esteve em Juçaral para uma ação de atendimentos voltados à solicitação do VEM Livre Acesso PCD e da Carteira Interestadual da Pessoa Idosa. A iniciativa teve como objetivo garantir que pessoas com deficiência e idosos que vivem em áreas mais afastadas do centro da cidade também tenham acesso a seus direitos e benefícios de forma facilitada.
A emissão da Carteira Interestadual da Pessoa Idosa garante uma série de benefícios, como gratuidade em transportes coletivos interestaduais (ônibus, trens e embarcações), atendimento preferencial, vagas de estacionamento prioritárias, meia-entrada em eventos culturais entre outros. O documento é destinado a pessoas com 60 anos ou mais, com renda de até dois salários mínimos e cadastradas no CadÚnico. Para emitir a carteira, é necessário apresentar o NIS atualizado, RG e CPF. A entrega é feita na hora, facilitando ainda mais o acesso do público ao benefício.
Já o VEM Livre Acesso PCD é voltado para pessoas com deficiência física, intelectual, visual ou auditiva, garantindo deslocamento gratuito no transporte público da Região Metropolitana do Recife. Para solicitar o benefício, é necessário apresentar RG, comprovante de residência, foto 3x4 e laudo médico atualizado, emitido por profissional credenciado pelo SUS. A validação do pedido e a perícia médica são realizadas pela Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD).
“Nem sempre a gente consegue ir até o centro por causa da distância e dos afazeres do dia a dia. Ter esse serviço aqui em Juçaral facilitou muito.” contou Vanilsa Eloi, de 61 anos, aproveitou a oportunidade para emitir sua Carteira da Pessoa Idosa.
Os serviços também são realizados diariamente na Secretaria Municipal de Assistência Social, sem necessidade de agendamento prévio. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 8h às 16h, na Rua Manoel Maria Caetano Bom, nº 1 — Centro, em frente à Praça do Jacaré.
Por Tayná Benigno