Profissionais do Cabo participam de curso para aprimorar atendimento na Rede de Atenção Psicossocial
access_time
17/10/2025
A UBS Amaro Cabral, em Ponte dos Carvalhos, recebeu, nesta sexta-feira (17), o segundo encontro do curso “Nós na Rede”, que tem como objetivo fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e qualificar os profissionais do município que atuam no cuidado às pessoas com sofrimento mental, uso de álcool, drogas e outras vulnerabilidades. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Saúde e os órgãos municipais.
O curso aborda temas como o trabalho em rede, o cuidado em liberdade, a redução de danos e o respeito aos direitos humanos. Com três módulos, carga horária de 120 horas e certificação pela Fiocruz, a formação é híbrida e contará com mais três encontros, além dos dois já realizados, o segundo deles nesta sexta-feira. Nesta etapa inicial, 30 profissionais foram contemplados, incluindo servidores da Secretaria de Saúde, integrantes da própria RAPS, da Rede de Urgência e Emergência (RUE) e da Atenção Primária.
A coordenadora de Saúde Mental do Cabo de Santo Agostinho, Conceição Vaz,destacou a importância das atividades para o fortalecimento da rede de cuidados. “Esse é o nosso segundo encontro, dentro do escopo de três módulos, e estamos no início do primeiro. As atividades são essenciais para fortalecer processos e conteúdos que já fazem parte do nosso cotidiano, além de permitir o aprendizado de novas práticas, sempre com foco no aprimoramento do serviço”, afirmou.
Educador do projeto e responsável por ministrar as aulas aos profissionais da rede municipal, Márcio Soares relatou a experiência durante a formação.
“O Cabo foi uma das cidades contempladas para esta capacitação. Os profissionais têm acesso a conteúdos na plataforma, com textos, vídeos e podcasts que aprofundam temas relevantes. A iniciativa é fundamental por abordar questões atuais da saúde mental, como autolesão, tentativa de suicídio, depressão, ansiedade e dependência química. Os participantes terão a oportunidade de qualificar ainda mais o atendimento à população”, destacou.
Por Silvali, Wesley