Alimentação saudável para pessoa idosa foi tema de palestra no CRAS da Estação Cidadania
access_time
20/10/2025
Para orientar e conscientizar sobre os cuidados com a alimentação para idosos, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Gerência de Segurança Alimentar realizou, nesta segunda-feira (20), uma palestra voltada ao público idoso no CRAS da Estação Cidadania.
Durante a palestra a nutricionista abordou temas essenciais para o envelhecimento saudável, como as mudanças fisiológicas que ocorrem nessa fase da vida, a importância de uma alimentação variada e balanceada, a boa hidratação e exemplos de cuidados com a nutrição após os 60 anos. Além disso, práticas que contribuem para o bem-estar, como a atividade física regular.
Vale ressaltar que os participantes presentes, também fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que realiza, ao longo da semana, atividades que estimulam o corpo e a mente, entre elas, exercícios funcionais, aulas de dança, zumba e carimbó. Essas práticas ajudam a manter o equilíbrio, a mobilidade, o controle de doenças crônicas e fortalecem a autoestima.
De acordo com Elaine Silva, nutricionista da Assistência Social, é fundamental conversar sobre o tema que será tratado de forma constante nas ações da secretaria: “A alimentação é importante para as pessoas em qualquer idade. Mas, após os 60 anos, os cuidados devem ser intensificados. Nessa fase, a necessidade de nutrientes muda e o acompanhamento adequado pode prevenir doenças e garantir mais qualidade de vida”, destacou a profissional.
O momento também serviu como espaço de escuta, dando sequência ao trabalho da Secretaria, que aplicou a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) nos CRAS para compreender a situação alimentar das famílias atendidas e fortalecer ações voltadas ao direito à alimentação adequada.
Por Ana Carolina Gomes