Estação Cidadania é polo de múltiplas ações, nesta quarta (22)
access_time
22/10/2025
A Estação Cidadania, equipamento multifuncional da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, em Garapu, recebeu nesta quarta-feira (22), diversas atividades. Durante a manhã, alunos dos cursos de hospedagem e meio ambiente do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), participaram de oficinas de dança e escrita criativa. As atividades promovidas pelo IFPE em parceria com a gestão municipal fazem parte da programação da 1ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia.
Clarice Sales, 17 anos, estudante do 6º período do curso de hospedagem, escolheu a oficina de escrita criativa unindo o prazer em escrever e a preparação para o Enem. “Estou muito animada em participar da Semana de Ciência e Tecnologia. Estamos falando sobre a cultura dos oceanos e estou bastante empolgada para aprender um pouco mais sobre o oceano e sua preservação. Hoje, vou participar da oficina de escrita criativa. Escolhi essa oficina por gostar de escrever e também para aperfeiçoar minha escrita, estamos chegando perto do Enem e ter acesso a essa disciplina é um incentivo legal para quem vai fazer a prova”, contou a estudante.
Além das atividades desenvolvidas pelo IFPE, o espaço também foi palco de uma palestra sobre o Outubro Rosa – Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama, funcional e aferição de pressão arterial e glicose. A ação, realizada em parceria com a Grau Técnico, contou com a participação de cerca de 30 mulheres.
“Hoje, participamos de um evento muito importante para a saúde da mulher. Além de termos acesso a informações e esclarecimentos sobre o câncer de mama, pudemos aferir nossa pressão e glicose. Estou muito feliz em poder participar dessas ações, só tenho a agradecer pelo cuidado com a nossa saúde”, afirmou Ângela Nunes, moradora de Garapu.
De acordo com o gestor do Estação Cidadania, César Paiva, além das ações realizadas nesta quarta-feira, o espaço oferece diversas atividades como arte terapia para crianças e adolescentes neurodivergentes, aula de kickboxing e curso de inclusão digital para idosos. “O Estação Cidadania é um espaço ativo, aberto à população que oferece atividades de esportes, cultura, lazer e educação. Temos ações contínuas, como arte terapia para crianças e adolescentes neurodivergentes, aulas de kickboxing e o curso de inclusão digital para idosos”, comentou César.
Por Tayná Benigno
Foto: Gleibson Silva