Políticas para uma educação municipal eficaz e transformadora são discutidas em workshops no Cabo
access_time
08/11/2025
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou uma série de workshops voltados para equipe técnica da secretaria, gestores e supervisores escolares. Nessa sexta-feira (08), foram realizadas duas dessas atividades, no auditório do Centro de Formação de Professores Elmo de Freitas. O objetivo é aprofundar a Política Educacional no município. A iniciativa tem a parceria do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas - IPESPE EDUC.
Pela manhã, técnicos da secretaria, responsáveis pela rede conveniada, dirigentes e supervisores participaram do workshop “Abordagem ampla sobre a educação no Brasil e no mundo”. À tarde, o tema foi “Primeira Infância”, com a participação de equipe técnica e representantes das escolas de educação infantil.
“Com esses workshops, estamos dando início a um ciclo de escuta e reflexão sobre a nossa rede de ensino. Serão ao todo nove momentos, reunindo dirigentes, equipe técnica e supervisores, de modo que nós possamos no mês de dezembro termos um diagnóstico da realidade da educação do Cabo e apontar caminhos para aprimorar cada vez mais o ensino no nosso município”, destacou o secretário municipal de Educação, Isaltino Nascimento.
“Vamos tratar de temas fundamentais como primeira infância, gestão escolar, carreira docente, alfabetização, educação digital e política pedagógica. A ideia é trazer o que há de mais atual nas pesquisas, mostrar experiências que deram certo e, juntos, construir propostas que ajudem a fortalecer a educação no Cabo”, explicou Raul Henry, consultor em educação para o IPESPE.
Milena Fernandes, gestora do CMEI Professora Josefa Miguel da Hora localizado em Ponte dos Carvalhos, aprovou a iniciativa. “Foi um momento maravilhoso, com muitos dados, muitas informações importantes. Pela manhã foi de forma geral para a educação e à tarde tivemos um aprofundamento sobre a educação infantil. Um momento riquíssimo, de muito conhecimento, que vai agregar bastante no nosso trabalho nas escolas”, comentou.
Por Raíza Muniz
Foto: Daniel Lackberg