Alunos da Rede Municipal do Cabo participam da 2ª fase da OBMEP Mirim
access_time
11/11/2025
Estudantes da Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho participaram, nessa quarta-feira (11), da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) Mirim. A competição, voltada a alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, tem como objetivo despertar o interesse pela matemática, valorizar talentos e contribuir para a melhoria da educação básica. Neste ano, 21 escolas municipais do Cabo se inscreveram na olimpíada.
Nessa quarta na Escola em Tempo Integral (ETI) Conde da Boa Vista, localizada em Pontezinha, 32 estudantes realizaram a prova. Já na Escola Municipal Quilombo Onze Negras, situada na comunidade de mesmo nome, 10 alunos participaram da segunda fase. “Estamos muito felizes por participar desta edição, inclusive participamos de todas as edições, desde a primeira”, disse Silzandra Moura, gestora da ETI Conde da Boa Vista.
Esta é a 4ª edição da OBMEP Mirim. A primeira fase, aplicada em agosto, contou com 15 questões objetivas. Os alunos classificados avançaram para a segunda fase, que manteve o formato, abordando conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As provas foram elaboradas de acordo com o nível de escolaridade dos participantes, divididos entre Mirim 1 (2º e 3º ano) e Mirim 2 (4º e 5º ano).
“É com imensa alegria e orgulho que celebramos a participação dos nossos estudantes na segunda fase da OBMEP Mirim. Ver o empenho, a dedicação e o entusiasmo das nossas crianças do ensino fundamental I nessa jornada é a prova de que o futuro da ciência e do conhecimento está sendo construído”, ressaltou a coordenadora de Anos Iniciais da Secretaria Municipal de Educação, Mônica Dias.
A OBMEP Mirim é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da B3 Social, e conta com recursos do contrato de gestão firmado pelo IMPA com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC).
Por Raíza Muniz