Cabo dá início à 1ª Jornada Pedagógica Antirracista com ato simbólico e apresentações culturais
access_time
17/11/2025
O município do Cabo de Santo Agostinho iniciou, nesta segunda-feira (17), a sua 1ª Jornada Pedagógica Antirracista. O primeiro dia reuniu uma programação diversificada, com exposição de trabalhos desenvolvidos por escolas municipais, apresentações culturais de estudantes das redes municipal e estadual, palestras e ato simbólico de compromisso com a educação antirracista. A atividade foi realizada no Centro de Formação de Professores Elmo de Freitas e é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).
A solenidade de abertura contou com momentos marcantes. A cerimônia teve início com a entrada das bandeiras que representam o município e movimentos de luta pela equidade racial. Em seguida, estudantes da EREM Senador Francisco P. de Queiroz, da Cohab, abrilhantaram o evento com apresentações de Libras e maculelê. Também se apresentaram a banda marcial da Escola Municipal Onze Negras e estudantes da Escola Municipal em Tempo Integral Joaquim Nabuco, encantando o público presente. A programação contou ainda com duas palestras: uma ministrada pela doutora em História Maria Aparecida de Oliveira Souza, da Gerência de Educação Escolar Quilombola (GEEQ), e outra pelo professor da UFPE e doutor em Educação Thiago Santos, ambos trazendo reflexões fundamentais para o fortalecimento de práticas pedagógicas antirracistas.
Outro destaque foi a assinatura simbólica do anteprojeto de lei de autoria do Executivo que “Institui a Política de Educação Antirracista e das Relações Étnico-Raciais – Cabo Antirracista, no âmbito da Rede Pública Municipal de Ensino”. A proposta coloca o município em consonância com as leis federais 10.639/2003, 11.645/2008 e 12.288/2010, além da legislação estadual, garantindo a inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena no currículo e ações concretas de enfrentamento ao racismo, como formações continuadas, produção de materiais didáticos voltados à temática e outras ações.
Representando o prefeito Lula Cabral, o vice-prefeito Jamerson Batera fez um discurso emocionado e ressaltou a relevância histórica do momento. “Esse evento é um marco na luta por equidade em nosso município. A maioria da população cabense é negra ou parda, e hoje damos o pontapé em defesa dessa causa tão importante. Estamos avançando juntos rumo a uma educação antirracista. É um momento histórico de aprendizagem que refletirá nas próximas gerações”, destacou.
“A 1ª Jornada Pedagógica Antirracista é um marco histórico. Estamos construindo uma política pública de antirracismo que fortalece a democracia e garante uma educação verdadeiramente transformadora aqui no Cabo de Santo Agostinho”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Isaltino Nascimento. A programação segue com formação para gestores e supervisores, cine debate e caminhada antirracista.
Por Raíza Muniz