Prefeitura do Cabo lança campanha e criação de Núcleo Antirracista
access_time
19/11/2025
Na noite dessa terça-feira (18), a Secretaria de Assistência Social esteve no Centro Cultural Mestres do Coco – Mestre Goitá e Mestre Zezinho Valério, em Pontezinha, para o lançamento da campanha “Cabo Antirracista” e anunciar a criação dos Núcleos de Enfrentamento ao Racismo (NERAC) no municipio.
A iniciativa marca o início de uma série de ações voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de promoção da igualdade racial e ao enfrentamento de todas as formas de discriminação. A campanha inclui oficinas temáticas, atividades culturais, rodas de conversa e blitzes educativas.
“Falar de antirracismo é reconhecer, antes de tudo, a nossa identidade racial e a história do povo negro. O racismo está presente em gestos e frases do dia a dia, e só o enfrentamos quando reconhecemos essas práticas e nos comprometemos a mudar. Nossa campanha nasce para fortalecer essa consciência e valorizar a identidade do nosso povo”, disse a Secretária de assistência social Penélope Andrade.
Na solenidade, diante de moradores, lideranças e representantes de movimentos sociais, que estiveram presentes esse momento histórico, foi assinada a portaria que institui oficialmente os Núcleos de Enfrentamento ao Racismo (NERAC) no município — espaços permanentes de escuta, acolhimento e encaminhamento de denúncias relacionadas à discriminação racial.
O primeiro NERAC funcionará no bairro da Vila Claudete, na sede da AMA (Associação Mulheres em Ação), reforçando o compromisso da gestão em ampliar o debate sobre os direitos da população negra.
Por Ana Carolina Gomes