Estudantes do Cabo realizam prova do SAEPE para avaliar aprendizagem
access_time
25/11/2025
Mais de 7 mil estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal do Cabo de Santo Agostinho começaram, nessa terça-feira (25), a realizar as provas do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE). A aplicação segue até quinta-feira (27) em 68 unidades escolares, nos turnos da manhã e da tarde, avaliando habilidades em Língua Portuguesa e Matemática.
A aplicação do SAEPE ocorre menos de um mês após o encerramento do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), realizado em outubro, no qual o município atingiu a marca histórica de quase 100% de participação. Ao todo, 4.116 alunos do 5º e 9º ano participaram da avaliação. A presença foi de 97,67% no 5º ano e 94,80% no 9º ano, uma marca inédita para o município. O índice reflete o comprometimento das escolas, o engajamento dos estudantes e da equipe técnica e o apoio essencial das famílias ao processo educacional.
Para garantir o bom desempenho nas duas avaliações, a Secretaria Municipal de Educação promoveu formações para professores e gestores, reforçando estratégias pedagógicas voltadas para o avanço da aprendizagem. Os estudantes também participaram de simulados e de um grande aulão realizado pela Prefeitura para as turmas do 9º ano, beneficiando mais de dois mil alunos.
Criado em 2000, o SAEPE é aplicado anualmente com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes das redes estadual e municipais. Os resultados orientam ajustes nas práticas pedagógicas e auxiliam na melhoria da qualidade da educação em Pernambuco. Ao analisar competências de Língua Portuguesa e Matemática, a avaliação fornece um diagnóstico preciso das necessidades dos alunos e do cotidiano escolar.
O secretário municipal de Educação, Isaltino Nascimento, destacou a mobilização do município para mais uma avaliação. “Estamos iniciando o período de aplicação do SAEPE após uma excelente performance no SAEB, com 97% de presença dos nossos estudantes. Nesta semana, nossas escolas estão novamente mobilizadas para que os alunos possam demonstrar seus conhecimentos e nos oferecer um panorama sobre como está a educação do nosso município e como podemos avançar cada vez mais na qualidade do nosso ensino”, afirmou.
Por Raíza Muniz
Foto: Gleibson Silva