12ª Conferência Municipal de Saúde é finalizada no Cabo de Santo Agostinho
access_time
26/11/2025
Com muitos debates, conversas, discussões e ideias em prol da Saúde Cabo, a 12ª Conferência Municipal de Saúde teve o seu segundo dia e foi concluída, em evento que aconteceu durante todo o dia desta sexta-feira (28), no Hotel Intercity, em Garapu.
Agora, os planos elaborados e aprovados pelos participantes, entre usuários e servidores, farão parte da construção do plano de saúde do Cabo para os próximos quatro anos.
“Este segundo dia foi extremamente relevante, definindo os próximos quatro anos da nossa saúde. Os grupos e seus delegados conseguiram tratar suas propostas, finalizá-las e aprova-las em votação. Um momento democrático, de construção e fortalecimento para o nosso segmento local”, disse o secretário executivo de saúde, Antonio Amato.
Se no primeiro dia da Conferência foram realizadas homenagens, rodas de conversas e palestras, o segundo teve como maior foco as propostas dos quatro eixos montados. Após o acolhimento, todos os grupos temáticos e seus respectivos eixos voltaram a se reunir e levantaram o que foi idealizado durante as pré-conferências, passando a definir o que seria levado a votação na plenária final.
Uma a uma, as propostas de cada eixo foram lidas com atenção, contando sempre com interação massiva entre todos, fomentando as aprovações de cada plano, a qualificação de seus respectivos textos e debates construtivos, em que todas as áreas da saúde puderam opinar com integralidade.
Passadas mais de quatro horas de debates, a 12ª Conferência de Saúde do Cabo de Santo Agostinho chegou ao final, sob agradecimentos, aplausos e satisfação geral.
“Uma conferência muito positiva, bonita, que deu exemplo de democracia, com todos votando em suas propostas e tendo um encerramento exitoso, com alto astral e alegria. Pessoalmente, foi a melhor conferência que já participei, muita participação até o seu final, denotando grande interesse em melhorar a Saúde do Cabo. É desta forma que construiremos um novo tempo”, declarou Ricarda Samara, Secretária de Saúde.
Por Silvali, Wesley