Pulseiras de identificação reforçam segurança das crianças no litoral cabense
access_time
01/12/2025
A manhã do último domingo (30) foi de segurança reforçada para os banhistas que frequentavam a praia de Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho. Aproveitando o início do verão e o aumento significativo do número de pessoas nas praias, a Secretaria de Defesa Social deu continuidade à entrega das pulseiras de identificação para crianças — uma iniciativa que visa prevenir ocorrências de desaparecimento e garantir mais tranquilidade às famílias nesta época de grande movimentação no litoral.
“Nossa prioridade é garantir que as famílias desfrutem das nossas praias com tranquilidade e segurança. A pulseira é um recurso simples, mas eficaz para evitar situações de risco. Cuidar das pessoas é o nosso compromisso diário”, afirmou o prefeito Lula Cabral.
As equipes distribuíram pulseiras e auxiliaram no preenchimento dos dados com nome e telefone do responsável. Além da entrega, os agentes aproveitaram a ação para repassar orientações importantes sobre cuidados com os pequenos em ambientes de grande circulação, que se tornam ainda mais cheios durante o período de férias e altas temperaturas.
“Nosso trabalho é prevenir acidentes e orientar todos que frequentam nosso litoral. A entrega das pulseiras de identificação faz parte da programação do Circuito Verão. A pulseira facilita o trabalho das equipes em situação de perda e reduz consideravelmente o tempo de resposta e o reencontro da criança com sua família”, pontuou o gerente da Defesa Civil, José Roberto de Oliveira.
Como parte da programação, foi realizada uma simulação de atendimento em caso de criança perdida. A demonstração mostrou na prática como o uso da pulseira facilita a identificação rápida e o reencontro com os responsáveis. Para Ione Maria, 37 anos, mãe da pequena Maria Eduarda, participante da simulação, a iniciativa traz mais segurança para o litoral. “Fico mais aliviada por essa preocupação da prefeitura. A ação aumenta nossa segurança, especialmente agora no verão, quando a praia fica muito cheia”, comentou.
De acordo com o secretário de Defesa Social, Julierme Veras, a iniciativa será intensificada ao longo da temporada de verão, período em que o fluxo de banhistas cresce significativamente. “A ação das pulseiras de identificação faz parte do programa ‘Praia para Todos’, que ocorre em parceria com a Secretaria de Assistência Social. Vamos continuar intensificando as atividades ao longo do verão, mantendo o foco na proteção e no atendimento rápido. Ainda assim, orientamos aos pais e responsáveis que mantenham atenção redobrada e procurem o apoio dos agentes sempre que necessário”, destacou.
Por Tayná Benigno
Foto: Silva, Emanuel