Secretaria de Saúde inicia Semana de Enfrentamento às Arboviroses
access_time
08/12/2025
A Gerência de Vigilância em Saúde do Cabo de Santo Agostinho deu início à Semana de Enfrentamento às Arboviroses, com atividades de conscientização junto à população. Nesta segunda-feira (08), a ação, realizada por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs), aconteceu na USF André Cordeiro, em Garapu. A equipe promoveu uma palestra e distribuiu materiais educativos.
Além das orientações, o público pôde observar, por meio de um microscópio, como é a larva do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. “A ideia é orientar as comunidades, trazendo informações relevantes sobre o tema e ensinando como evitar o contágio dentro das casas”, explicou Juliana Serafim, gerente de Vigilância em Saúde.
Moradora da comunidade, Dona Zilda Josefa aprovou a iniciativa. “Vim para uma consulta aqui no posto e achei incrível ter essa palestra, orientando os cuidados que devemos ter em casa, protegendo a nós mesmos e aos nossos familiares”, afirmou.
As USFs que receberão as atividades estão localizadas em áreas com maior registro de notificações. As arboviroses são doenças virais transmitidas principalmente por mosquitos (como Aedes aegypti e Haemagogus) e carrapatos. As mais comuns são a dengue, a chikungunya e a Zika.
Juliana Serafim alerta sobre os primeiros sintomas das doenças. “Dor de cabeça, febre alta, dores nas articulações, atrás dos olhos e no corpo são sintomas que devem levar à busca imediata por atendimento nas unidades de saúde”, concluiu.
Confira os locais onde ocorrerão as ações da Semana de Enfrentamento às Arboviroses:
• Terça-feira (9) – USF Alto da Igreja – Ponte dos Carvalhos
• Quinta-feira (11) – USF Charnequinha I e Sapucaia – Charnequinha
• Sexta-feira (12) – USF Charneca III – Charneca
Por Silvali, Wesley
Foto: João Barbosa