Seminário reúne mais de mil educadores e destaca 117 experiências exitosas no Cabo
access_time
15/12/2025
Dias de aprendizado, troca de vivências e valorização das boas práticas pedagógicas. Foi assim o XIX Seminário de Experiências Exitosas da Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho. A abertura aconteceu na última quarta-feira (10/12) reunindo mais de mil profissionais da Educação na quadra da Escola Municipal Padre Antônio Melo Costa. Já na quinta e na sexta (11 e 12), o evento foi realizado no Centro de Formação de Professores Elmo de Freitas, contando com a apresentação de 117 trabalhos. A atividade foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Divididos por regional, professores, gestores e supervisores transformaram o Centro de Formação em uma arena de criatividade e compartilhamento de saberes, reafirmando o protagonismo da rede municipal na construção de práticas pedagógicas significativas. Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos nas unidades escolares, incluindo práticas inovadoras, projetos colaborativos e experiências que vêm fortalecendo a aprendizagem em diferentes modalidades, da educação infantil à Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).
Nas salas ficavam a categoria comunicação oral; no hall as exposições em banner e no auditório as apresentações artísticas. Pela primeira vez, esta edição contou com “estudantes em cena”, que mostraram todo talento e performance em apresentações do Núcleo de Línguas, da Escola de Música José Ladislau Pimentel e de algumas escolas municipais. Dos 117 trabalhos, 30 foram agraciados com a placa “experiência destaque” e ainda houve entrega de certificados.
“Falar deste seminário é falar do quanto a educação do Cabo está produzindo trabalho com excelência. Quando nos deparamos com esses dias em que esses profissionais de uma forma muito significativa trazem para o Centro de Formação suas experiências e ver a satisfação do público que veio prestigiar, é realmente algo que nos deixa muito felizes e com a sensação de que estamos caminhando no rumo certo”, destacou Rosane Rodrigues, coordenadora de Formação Continuada da SME, uma das organizadoras.
“Esse seminário é muito importante para que os profissionais da educação da nossa rede tenham a oportunidade de mostrar para os colegas seus projetos. A a gente pôde ver em cada sala trabalhos maravilhosos, engajados, que envolvem toda a escola, e quem mais ganha com isso são os alunos”, comentou Cinthia Lúcia, gestora da Creche lar da Criança, que apresentou com sua equipe três trabalhos voltados à educação infantil.
Para o secretário municipal de Educação, Isaltino Nascimento, o seminário reflete o compromisso coletivo com a qualidade do ensino. “Cada trabalho apresentado aqui representa o esforço diário dos nossos profissionais em garantir uma educação pública cada vez mais inclusiva, criativa e transformadora. Esse espaço de troca fortalece a rede e valoriza o fazer pedagógico que acontece nas escolas”, destacou.
Por Raíza Muniz