Exposição transforma garrafas descartadas em peças de arte
access_time
08/12/2025
A arte de ressignificar o vazio é a nova exposição apresentada no Palácio da Cultura do Cabo de Santo Agostinho, que convida o público não apenas a apreciar, mas a vivenciar uma imersão no universo do artesanato. A mostra começou na segunda-feira (8) e segue até está sexta-feira (12), assinada pela artesã Iolanda Silva.
Filha de militar e natural do Cabo, Iolanda passou 35 anos longe da cidade. Ao retornar, encontrou no artesanato um novo lar para sua mente e seu coração. Tudo começou com o crochê, técnica que aprendeu ainda na infância com sua mãe. Ponto a ponto, ela expandiu seu conhecimento e se conectou novamente com suas raízes.
Foi nesse processo que Iolanda se interessou por garrafas e decidiu dar vida a elas. Seu trabalho passou a ser inteiramente dedicado ao reaproveitamento desses objetos, o que a levou a criar o conceito de “ressignificação”. “Uma garrafa, em geral, pode conter bebidas alcoólicas ou não, e nem sempre carrega uma história positiva. Meu trabalho é dar um novo sentido”, destacou Iolanda.
Nas mãos da artesã, peças antes descartadas ganham forma, brilho e propósito. Tornam-se decorações natalinas versáteis, delicadas e adaptáveis a qualquer ambiente. Seu talento, inclusive, foi selecionado para a primeira Mostra de Artesanato Cabense, onde se destacou ao transformar garrafas em vasos e esculturas.
Para Iolanda, o processo vai além da estética. “A ressignificação que proponho é oferecer às garrafas uma nova oportunidade de serem reaproveitadas, narrando outra história e contribuindo com o meio ambiente”, afirmou.
União de arte, sustentabilidade e sensibilidade, o trabalho de Iolanda Silva está disponível para visitação e compra no térreo do Palácio da Cultura, das 8h às 16h, até o dia do encerramento da exposição.
Por Heloísa Oliveira
Foto: Emanoel Gusmão