Maternidade do Cabo fortalece ações de humanização no atendimento materno-infantil
access_time
14/01/2026
Desde o início de janeiro, todos os bebês nascidos na Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos, no Cabo de Santo Agostinho, recebem um mimo especial: um kit saída de maternidade (body e touquinha). O pequeno Ryan Luiz, nascido na última semana, foi o primeiro bebê a “estrear” a roupinha na ida para casa.
A iniciativa da Secretaria de Saude do Cabo compõe as ações de acolhimento e humanização do ambiente hospitalar. A ideia é que a experiência da maternidade para mãe e filho seja marcada pelo cuidado, afeto e fortalecimento do vínculo desde os primeiros momentos de vida.
Dentro da proposta de valorização da atenção materno-infantil, a Secretaria de Saúde mantém o programa “Primeira Viagem”, que garante o transporte gratuito e seguro na volta para casa. “ O que nós priorizamos é um atendimento humanizado, seguro e acolhedor às mães e recém-nascidos, fortalecendo essa redede cuidado após a alta hospitalar”, disse a secretária de Saúde Ricarda Samara.
*Maternidade* - A Maternidade Geraldo Leite Bastos atende gestantes de mais de 15 cidades pernambucanas. A maior parte sendo residente do próprio Cabo, e uma demanda expressiva de municípios vizinhos, como Jaboatão dos Guararapes, responsável por cerca de 1,5 mil atendimentos. Em 2025 unidade realizou 657 partos, sendo 69% deles partos normais, e aproximadamente 8,5 mil atendimentos obstétricos entre triagem, procedimentos e acompanhamentos clínicos.
A unidade hospitalar também realiza serviços ambulatoriais essenciais, ultrassonografias, exames laboratoriais e testes neonatais, incluindo teste do pezinho, da orelhinha, do olhinho e do coraçãozinho. Há também atendimentos psicológicos, serviço social e acompanhamento em aleitamento, oferecendo uma abordagem integral tanto para mãe quanto para o bebê.
Por Heloísa Oliveira