Janeiro Branco no Cabo promove ações de cuidado e conscientização sobre a saúde mental
access_time
13/01/2026
O mês de janeiro convida à reflexão por meio de uma das principais campanhas realizadas ao longo do ano: o Janeiro Branco, dedicado à conscientização sobre a saúde mental. No município, a campanha traz o tema “Paz, Equilíbrio e Saúde Mental”. A proposta tem como objetivo desacelerar o ritmo de vida e estimular o cuidado com a saúde emocional.
As ações do Janeiro Branco começou ontem (12), e prossegue nesta terça-feira (13), com atividades lúdicas voltadas às crianças atendidas no CAPS Infantil Ciranda de Vida. Ao longo do mês, serão realizadas rodas de conversa, atividades voltadas à meditação e ao equilíbrio emocional, além de ações de cuidado e bem-estar direcionadas a gestantes de alto risco e a profissionais da rede de saúde.
A campanha ocorrerá em diversas unidades do município. “A campanha busca romper a cultura do silêncio em torno da saúde mental, fortalecendo a compreensão de que o cuidado deve ser uma prioridade e uma responsabilidade coletiva, transformando o diálogo em prevenção e acolhimento”, destacou a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde.
O município conta com três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): CAPS Estação Cidadania, CAPS Infantil Ciranda de Vida e CAPS AD.
Programação do Janeiro Branco
13/01 – Atividades lúdicas para crianças de 6 a 8 anos, às 9h, e para crianças de 9 a 12 anos, às 10h, no CAPS Ciranda de Vida.
14/01 – Roda de conversa para funcionários, às 9h, na UPA do Cabo.
19/01 – Ações no CAPS AD, às 9h, voltadas para pessoas com uso abusivo de álcool e outras substâncias, e na Estação Cidadania, também às 9h, para pessoas com transtornos mentais graves.
21 e 22/01 – Rodas de conversa no ambulatório de saúde mental, às 8h30, para pacientes e moradores das quatro residências terapêuticas do município.
27/01 – Ação com gestantes de alto risco, às 8h, no Centro de Referência de Saúde da Mulher I.
28 e 29/01 – Atividades de cuidado voltadas aos profissionais da rede, às 9h, na Secretaria de Saúde.
Por Heloísa Oliveira
Foto: João Barbosa