Rede Municipal do Cabo ofertará quatro novas disciplinas em 2026
access_time
04/02/2026
As aulas na Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho iniciaram nessa quarta-feira (4). Entre as novidades deste ano letivo, estão a entrega dos kits de material escolar para os alunos de todas as modalidades (Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e EJAI) e também para os professores, reforma de várias escolas e inclusão de quatro novos componentes curriculares nas escolas em Tempo Integral, reforçando o compromisso com a formação cidadã dos estudantes. São elas: História do Cabo, Educação étnico-racial, Letramento Digital e Educação Financeira.
A inclusão da disciplina História de Cabo tem como finalidade promover o estudo sistemático da história e da cultura local, possibilitando aos estudantes dos Anos Finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental a compreensão crítica do processo de formação histórica, social, cultural e identitária do município. Os alunos aprenderão a história da cidade de forma lúdica e dinâmica e se conectarão com as suas próprias raízes.
O componente Educação étnico-racial tem como foco proporcionar aos estudantes um entendimento profundo e crítico sobre a formação étnico-racial do Brasil, reconhecendo e valorizando as histórias, culturas e resistências de povos indígenas, negros, ciganos, quilombolas e demais grupos formadores da sociedade, fomentando o respeito à diversidade e a atuação como cidadãos conscientes, obedecendo a idade/ano dos estudantes em conformidade com as Leis e diretrizes curriculares vigentes.
O Letramento Digital busca desenvolver nos estudantes a habilidade de utilizar, compreender e interagir criticamente com as tecnologias digitais, fortalecendo a autonomia e o pensamento reflexivo. Envolve a leitura, a escrita, a análise de informações e a comunicação responsável, preparando-os para participar de forma consciente e ética na sociedade digital. Neste momento, a disciplina será disponibilizada para os estudantes dos Anos Finais, que aprenderão os três eixos da BNCC Computação; Pensamento computacional, Mundo Digital e Cultura Digital.
Por fim, a disciplina de Educação Financeira será ofertada aos estudantes de Anos Iniciais e Finais das Escolas em Tempo Integral (ETIs), além de alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) do ensino regular. O objetivo é desenvolver nos estudantes autonomia, responsabilidade e consciência nas decisões financeiras, conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe sua abordagem transversal no currículo.
Por Raíza Muniz
Foto: Daniel Lackberg