Coral e Orquestra Popular Maria Nice fortalece protagonismo feminino no Cabo
access_time
04/02/2026
A Secretaria Executiva da Mulher do Cabo de Santo Agostinho vem desenvolvendo um importante trabalho social por meio do Coral e Orquestra Popular Maria Nice, projeto criado em agosto do ano passado e que já reúne cerca de cinquenta mulheres.
Levando o nome de Maria e Nice, duas mulheres cabenses que, durante muitos anos, foram impedidas de sonhar e até mesmo de cantar. Inspirado nessa história de luta, o coral foi criado para dar voz e visibilidade a mulheres que transformam a música em símbolo de força e resistência. O grupo é composto por mulheres assistidas pela secretaria e por integrantes de movimentos populares que atuam no movimento feminista do município.
Inicialmente pensado apenas como um coral, o projeto ganhou novos rumos após a entrega de instrumentos musicais realizada pelo prefeito Lula Cabral, que surpreendeu as participantes com violões, teclados, bateria, alfaias, microfones e outros equipamentos. “Esse projeto mostra a importância de investir em ações que promovem inclusão, respeito e oportunidades. As mulheres do Cabo merecem espaços onde possam se expressar e ocupar seu lugar com dignidade”, destacou o Prefeito.
Entre as histórias que dão significado ao projeto está a de Gemima Pereira, de 51 anos, que tem deficiência auditiva e perdeu a audição aos 12 anos. “Eu fico muito feliz quando venho para os ensaios. Além de me distrair, estou aprendendo algo novo e isso me motiva muito. Passei a vida com medo de ser excluída, mas aqui no grupo não foi assim”, relatou.
Atualmente, o grupo percussivo segue empenhado nos ensaios para a apresentação no bloco da Secretaria da Mulher, “Depois do Não, Tudo é Importunação – Ano II”, reforçando a mensagem de enfrentamento à violência contra a mulher também por meio da arte.
Por Ana Carolina Gomes
Foto: João Barbosa