Prevenção à violência nas escolas é tema de encontro para gestores e supervisores da Rede Municipal
access_time
30/03/2026
Gestores e supervisores escolares da Rede Municipal de Ensino do Cabo de Santo Agostinho participaram, nessa segunda-feira (30), de um encontro sobre a prevenção à violência nas escolas. A atividade, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, foi realizada no Centro de Formação de Professores (CFP) Elmo de Freitas, e teve como objetivo apresentar orientações para o enfrentamento da violência e bullying no ambiente escolar.
O encontro contou com uma palestra da 1ª promotora de Justiça de Defesa da Cidadania e Educação do Cabo, Manoela Eleutério de Souza, sobre as recomendações do Ministério Público para o enfrentamento da violência escolar no município. “Esse encontro veio para trazer para os gestores o conhecimento da recomendação que foi elaborada pelo Ministério Público e orientar os gestores, supervisores e professores sobre o que deve ser feito no ambiente escolar diante de situações de violência. Em andamento a isso, a Secretaria de Educação formulou uma instrução normativa para que os gestores possam ser orientados a o que fazer nesses casos”, explicou Karoline Pereira, gerente jurídica da SME.
Jakeline Arcanjo, gerente de Gestão Democrática da Secretaria Municipal de Educação (SME), destacou que a Secretaria de Educação vem desenvolvendo diversas iniciativas que também corroboram para o combate à violência e bullying nas escolas e à promoção da cultura de paz, por meio de programas como o Afeto (que atua no engajamento das famílias no ambiente escolar e a importância da presença delas no desenvolvimento pedagógico dos estudantes) e o Florescer (Psicologia Escolar), além das ações de busca ativa, Sistema Presença, entre outros.
“Pra gente é muito importante estar participando desse momento esclarecedor que nos norteará em relação a como devemos agir na escola nesses casos e como podemos orientar todo corpo docente, como abordar o assunto com os pais, para que desta forma ter um ambiente de paz”, comentou Anelise Santana, gestora da Escola Municipal Professora Cremilda Maria Santana de Oliveira.
Por Raíza Muniz