Patrulha da Mulher do Cabo promove ação com serviços gratuitos para fortalecer direitos das mulheres
access_time
31/08/2026
Buscando aproximar das mulheres os serviços públicos ofertados no Cabo de Santo Agostinho, a Patrulha da Mulher realizou, nesta segunda-feira (31), uma ação conjunta de promoção dos direitos. A iniciativa aconteceu na Praça Marcos Freire, em Ponte dos Carvalhos, reunindo orientações e atendimentos voltados à cidadania, ao acesso à justiça e à prevenção da violência.
Para o secretário de Defesa Social, Julierme Veras, levar informação para perto das mulheres é uma forma de proteção. “Muitas vezes a mulher não sabe onde buscar ajuda ou quais são seus direitos. Quando reunimos diferentes serviços em um único espaço, facilitamos esse acesso e fortalecemos a nossa rede de proteção”, pontuou.
Participaram da ação o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo (Fachuca), a Secretaria Executiva da Mulher, a OAB-Cabo e a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, levando assessoria jurídica, apoio psicológico às mulheres presentes. A iniciativa fez alusão ao Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização voltada à prevenção e ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.
“Hoje, a Defensoria Pública de Pernambuco traz para a população de Ponte dos Carvalhos diversos serviços com foco na campanha Agosto Lilás, mas também estamos realizando orientação jurídica, assessoria para dar entrada em ações judiciais e declaração para receber de forma gratuita a segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito”, destacou a Defensora Pública, Aixa Barbosa.
A ação reforçou a importância da atuação integrada entre poder público, instituições de ensino e entidades da sociedade civil na promoção da cidadania e na garantia dos direitos das mulheres. Dona Luzinete Helena da Silva, 83, recebeu orientação jurídica e aprovou a ação. “Fui muito bem atendida, recebi assessoria jurídica da defensora que me explicou e tirou todas as minhas dúvidas”, comentou.
Por Tayná Benigno
Foto: Gleibson Silva