Procon Cabo fiscaliza academias particulares e reforça o cumprimento dos protocolos de abertura
access_time 20/08/2020

Na manhã desta quinta-feira, (20) o Procon Cabo visitou várias academias particulares com o objetivo de verificar o cumprimento dos protocolos para evitar contaminação pelo novo Coronavírus, estabelecidos pelo Governo do Estado. A visita, realizada pelos fiscais, teve caráter educativo. Os donos das academias foram orientados quanto à obrigatoriedade do uso de máscara, o espaço entre equipamentos e higienização do local.

A visita foi de caráter educativo. A academia que descumprir o protocolo será notificada e poderá ser aplicada multa pecuniária que varia de R$1.500 a R$9 milhões e a suspensão de funcionamento.

De acordo com o advogado do Procon Cabo, Marcelo Soares, a preocupação é manter a saúde e bem-estar de colaboradores e clientes até que tudo volte à normalidade ou até que sejam estabelecidas novas formas de ambientalização ao longo das experiências a partir do distanciamento social controlado para a pandemia do coronavírus.

Protocolo de reabertura:

-Espaço entre alunos delimitado com fita

-Distância mínima de dois metros entre os aparelhos de musculação;

-Recipiente com álcool em gel ou álcool 70%;

-Reforço na limpeza durante o horário de funcionamento da academia (fechar
cada área de 1 a 2 vezes ao dia, por pelo menos 30
minutos, para limpeza geral e desinfecção dos ambientes);

-Posicionar kits de limpeza em pontos estratégicos da musculação e peso livre;

-Uso obrigatório de equipamento de proteção individual para todos;

-Higienização dos pés ou calçados antes da entrada;

-Cada pessoa deve ter sua própria garrafa de água;

- Não pode ter bebedouro no local;

-Criar mecanismos que possibilitem evidenciar sinais e sintomas clínicos da covid-19;

-Em suspeita de diagnóstico do novo coronavírus, os profissionais, funcionários e colaboradores deverão ser afastados.

-Orientar alunos, profissionais e colaboradores sobre o combate ao covid-19

Por Cristiane Arantes