Cabo de Santo Agostinho implementa sistema cicloviário no município
access_time 31/08/2020

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está implementando o sistema cicloviário no município. A primeira faixa exclusiva para bicicletas já está funcionando na Avenida Historiador Pereira da Costa, no centro,com sentido único. Ao todo, a Prefeitura vai criar mais de 18 km de ciclofaixas nos bairros da Cohab, Centro, Vila Social, Vila Roca e Garapu, além de cinco ciclorrotas compartilhadas com o anel viário de Garapu.

"Com a implantação do sistema cicloviário todos aqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte terão mais segurança e mobilidade em seus deslocamentos, além de contribuírem com o disciplinamento do trânsito", destaca o secretário Municipal de Defesa Social, Fábio Fonseca.

A Avenida Getúlio Vargas foi a segunda via a receber a sinalização da ciclofaixa nos seus 1,3 km. As ciclofaixas estão sendo executadas, levando em conta os padrões e espaços direcionados aos ciclistas dentro das vias. A colocação de tachões refletivos tem o intuito de delimitar e proporcionar um tráfego mais seguro entre todos os tipos de locomoção. Em caso de possível invasão dentro dos espaços destinados aos ciclistas, haverá registro de infração, com aplicação de multa.

As ciclofaixas são vias de rolamento destinadas a circulação exclusiva de bicicletas. Não é permitido, por exemplo, estacionar o veículo sobre ela, salvo os carros em atendimento de emergência, como ambulâncias. A gerente de Trânsito da Secretaria de Defesa Social do Cabo, Paloma Dias, explica que os agentes de trânsito farão a fiscalização. “É importante ressaltar que aqueles que insistirem no descumprimento da sinalização, transitando ou estacionando veículos na ciclofaixa, estarão passíveis de autuação. As multas variam de grave a gravíssima multiplicada por três, com valores de R$ 195,23 ( mais 5 pontos na Carteira Nacional de CNH) a R$ 880,41 ( mais 7 pontos na CNH).”

Por Wesley Silvali

Foto: Jakson Costa