Instagram Facebook Twitter Youtube e-SIC: Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão

accessibility
Alto contraste
brightness_6
Aumentar texto
zoom_in
Diminuir texto
zoom_out
Teclas de atalho


Treinamento, sistema com leitura de QR Code e cartilha de orientação marcam retorno dos barraqueiros nas praias do Cabo
access_time 31/08/2020


Seguindo recomendação do Governo do Estado, que determina o retorno do comércio de barraqueiros nas praias de Pernambuco, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, montou um esquema estrutural com métodos tecnológicos para facilitar a fiscalização deste tipo de comércio.

Cerca de 200 barraqueiros já foram registrados em um sistema desenvolvido virtualmente e receberão um adesivo para leitura de QR Code. Assim, o fiscal poderá fazer a leitura do adesivo e identificará se a situação de registro do barraqueiro estará regularizada. Uma cartilha de orientação também será entregue.

Antecipando-se ao retorno do comércio dos barraqueiros, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho já havia realizado um treinamento especial com cada um deles, orientando como se procederá à volta, que devem cumprir normas para impedir possível contágio da Covid-19. Os protocolos terão como base a quantidade de ambulantes volantes nas mesmas áreas, evitando grande aglomeração. O atendimento presencial nas praias também terá horário definido: Das 5h às 17h. Além disso, haverá acompanhamento gradual sobre o seguimento das normas de segurança sanitária individual e coletiva.

Fiscalização conjunta – Assim como já acontece, a reabertura do comércio de barraqueiros também contará com uma fiscalização conjunta entre os órgãos municipais competentes: Vigilância Sanitária, Controle Urbano, Guarda Municipal e de Trânsito, Guarda Ambiental, PROCOM, SMDET e Defesa Civil. A primeira abordagem será preventiva, mas em caso de reincidência, haverá penalização conforme legislações vigentes.

Disk Denuncia – Quem se interessar em ajudar com a fiscalização em caso de visualizar alguma imprudência, o morador local poderá entrar em contato pelo WhatsApp: (81) 99389-1483, pelo telefone: (81) 3521-6793, ou pelo e-mail: turismo.cabo@gmail.com

Foto: Arquivo Secom

Por Wesley Silvali








© Todos os direitos reservados para a Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho
Rua Manoel Queirós da Silva, 145, Torrinha, CEP: 54.515-020 | Atendimento: +55 (81) 3521.6645
Ouvidoria: 0800.020.5544 ou (81) 3524.5544
CNPJ: 11.294.402/0001-62
E-mail: prefeitura@cabo.pe.gov.br