Prefeitura do Cabo cobra medidas da Compesa para prevenir vazamento de esgoto em Gaibu
access_time 09/09/2020

A Secretaria de Meio Ambiente do Cabo de Santo Agostinho realizou, na manhã desta quarta-feira (9), uma fiscalização sobre as denúncias de vazamento de esgoto que foram feitas pelos moradores de Gaibu, no último feriadão de 7 de setembro. A ação contou com agentes ambientais e com técnicos de saneamento da Compesa e da BRK ambiental, que foram chamados para cuidarem do processo de resolução dos problemas citados.

De acordo com a gestão de saneamento da Compesa, as razões para os relatos de mau cheiro e vazamento se deveu, principalmente, em função do fluxo muito alto de pessoas que estiveram na praia de Gaibu nos últimos dias. Como existe uma ausência considerável de caixas de gordura dentro de imóveis e estabelecimentos, o acúmulo acabou chegando a um ponto insustentável e ocasionou as eventualidades.

Para corrigir isso, a Prefeitura do Cabo cobrou da Compesa resoluções preventivas, visando evitar problemas futuros. Ações de manutenção da rede já foram tomadas, com o chamado curso de visita e com estudos de melhoria. As medidas preventivas também começaram a ser feitas.

“Abordamos e cobramos sobre a necessidade desse trabalho prévio, para tentar antecipar o problema e evitá-lo. Notificamos a Compesa e ela iniciou o processo de reparo e limpeza. Com o feriado, a rede sofreu uma sobrecarga muito grande. Gaibu é uma área de população flutuante, onde o fluxo de pessoas muda rápido. Tivemos uma reunião e exigimos que esses reparos passem a ocorrer de forma preventiva, inclusive visando o próximo mês, que terá um feriado em contexto parecido com este último”, relatou Daniela Oliveira, gerente de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente.

Por Wesley Silvali

Foto: João Barbosa