CTA Herbert de Souza mudou de endereço
access_time
09/09/2020
O Centro de Testagem e Aconselhamento Herbert de Souza mudou de endereço. A nova sede, localizada agora na Rua Teixeira de Sá, 28, Centro, também abrigará o Centro de Referência Secundária de Tuberculose e Hanseníase Professora Nilda Buarque. A secretária Municipal de Saúde, Juliana Vieira, inaugurou o novo espaço nesta quarta-feira (09).
O centro conta com duas recepções, 15 salas, três laboratórios, três banheiros, uma copa, um depósito de material de limpeza, uma área de convivência externa e estacionamento. Também passou a oferecer o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que funcionava na Policlínica Vicente Mendes. O serviço atende pacientes com HIV e oferece tratamento de ISTs em pacientes do sexo masculino. As consultas devem ser agendadas pelo telefone 3524-5961
O CTA Herbert de Souza realiza ações voltadas à redução de risco e promoção a práticas mais seguras, além de ofertar testagem para HIV e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Seu principal objetivo é ampliar o acesso da população em geral e das populações mais vulneráveis ao aconselhamento, as ações de prevenção e ao diagnóstico das infecções como HIV, Sífilis, Hepatite B e C e HTLV. Em 2019, o CTA realizou mais de 5.700 atendimentos.
De acordo com a coordenadora do Programa IST/Aids/Hepatites Virais do Cabo, Lúcia Cristina Buarque, o CTA Herbert de Souza ampliou o acesso da população do Cabo ao diagnóstico do HIV e outras ISTs, bem como à ações de prevenção. “Promovemos um trabalho educacional através do aconselhamento, orientando as pessoas para o conhecimento das suas vulnerabilidades’’, informou. Os exames são feitos de segunda a quinta-feira e não precisa ter encaminhamento prévio
TUBERCULOSE - O novo espaço também abrigará o Centro de Referência Secundária de Tuberculose e Hanseníase Professora Nilda Buarque. O Centro oferece serviços especializados em tuberculose e hanseníase, além de contar com laboratório para essas patologias com realização de genexpert (diagnóstico mais moderno que existe atualmente).
O Centro ainda conta com dois dermatologistas para hanseníase e uma pneumologista para tuberculose, além de enfermeira e terapeuta ocupacional para atendimento multidisciplinar. Nas segundas e quartas-feiras, as consultas de tuberculose serão oferecidas por chegada. O Centro de Referência Secundária de Tuberculose e Hanseníase funcionará de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.
Por Caio Rodrigues
Foto: Jakson Costa