Cabo intensifica serviços de saúde mental e teleatendimento no "Setembro Amarelo"
access_time
11/09/2020
Durante o “Setembro Amarelo” – campanha de prevenção ao suicídio – a Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho está intensificando o acesso da população aos canais de apoio e tratamento oferecidos no município. “Quebrar o silêncio e buscar ajuda são os primeiros passos para preservar a vida", afirmou Daniele Moura, coordenadora de Saúde Mental do Cabo.
As equipes dos Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e o ambulatório de Saúde Mental estão trabalhando a temática da preservação e valorização da vida com atividades internas, rodas de conversas virtuais, participação em espaços de comunicação como rádios e divulgação de material informativo, além de ações nas salas de espera dos ambulatórios da rede de saúde.
“Diante do atual cenário verificamos a necessidade de uma maior reflexão e cuidado em relação à saúde mental da população”, destaca Daniele. Ela explica que a Secretaria de Saúde implantou durante a pandemia, o teleatendimento para garantir o serviço psicológico aos que precisam de escuta e orientação. O teleatendimento de saúde mental também está disponível para o acolhimento de pessoas dentro da Campanha Setembro Amarelo. “Mais de 90% dos casos de suicídio estão relacionados aos transtornos mentais”, afirma a coordenadora de Saúde Mental do Cabo.
Os Caps são serviços de referência para os casos que necessitam de cuidados intensivos e/ou de reinserção psicossocial, além da retaguarda às equipes de saúde mental e saúde da família, nas suas especificidades. Oferecem atendimento diário a pacientes em sofrimento psíquico, permitindo o planejamento terapêutico. Os centros e o ambulatório de saúde mental também estão funcionando de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Veja os números do Teleatendimento de Saúde Mental no Cabo de Santo Agostinho:
Caps AD
• 3524 8753
• 3524 8815
Caps Estação Cidadania
• 3524 1232
• 3524 1329
Caps Infantil Ciranda de Vida
• 3522 1488
• 3524 2798
Ambulatório Municipal de Saúde Mental
• 3521 6356
• 3521 6371
Por SECOM