Feirinha de artesanato retoma atividades no centro do Cabo
access_time 30/09/2020

A feirinha de artesanato volta a funcionar, após o período de paralisação devido a pandemia da Covid-19. Ela foi montada nesta quarta-feira (30), na Praça da Estação, centro do Cabo de Santo Agostinho e acontecerá uma vez por mês.

As barracas atenderam os protocolos de distanciamento e número de pessoas, definidos pela Vigilância em Saúde. Um dos exemplos desses limites é a quantidade de barracas, que foi diminuída em comparação a como era antes do novo normal.

A volta da feirinha teve boa aprovação, tanto de quem comprou, quanto de quem vendeu. Artesã local, Dona Leida Maria Alves comentou o retorno da atividade, que conta com o apoio da Prefeitura e a ACA (Associação Cabense de Artesanato). “Sempre realizamos essa feirinha mensalmente, o que é de suma importância para os artesãos da nossa cidade divulgar seus produtos e gerar receita. Alguns dependem, muitas vezes, exclusivamente disso", disse. "Também é válido mencionar que nunca estivemos parados. Começamos a fazer máscaras com um grupo de 10 a 15 mulheres, onde repassamos em grupos, virtualmente, e, com muita felicidade, existiu um retorno bem positivo.”

Para Leila Maria Alves, o retorno das feirinhas abriga um viés social forte entre as pessoas que trabalham na área. Segundo ela, existe um benefício social tão ou até mais forte que o financeiro. “Muitas pessoas precisam de um retorno financeiro, mas muitas também têm a necessidade de um retorno emocional, de convivência. Muitas vivem sozinhas, possuem idade alta, tiveram estado até de depressão, e esse convívio com outros artesãos, dinâmica das feirinhas, está novamente na ativa, suplanta bastante todo esse lado mais humano”, finalizou.

Por Wesley Silvali

Foto: Jakson Costa