Cabo abre Campanha do Outubro Rosa com atendimento às mulheres da área rural
access_time 05/10/2020

Conscientizar, prevenir, compartilhar. O Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. No Cabo de Santo Agostinho, a Campanha que vai levar exames gratuitos de mamografia, preventivo e orientações sobre a doença começou hoje (05), com atendimentos para mulheres de Juçaral, na área rural da cidade.

Além de exames realizados no caminhão da mamografia, também houve testes rápidos de HIV e Sífilis e citologia oncótica (preventivo). Este ano, a Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação da Saúde da Mulher, pretende oferecer o dobro de exames de mama realizados mensalmente.
De acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher, Gisele Paiva, as 42 Unidades de Saúde da Família (USFs) terão um dia a mais na semana para a realização do exame preventivo e da solicitação dos exames de mamografia, do auto exame e do exame clinico das mamas.

Devido a pandemia, não serão entregues informativos físicos, mas todas as equipes das unidades de saúde irão dar palestras de orientação a respeito do Outubro Rosa, o autocuidado na saúde da mulher, com ênfase no câncer mamário.

Em cada local serão distribuídas 50 fichas para a realização de exame citopatológico, mais conhecido como o Papa Nicolau, de mamografia, teste rápido de HIV e sífilis. Todas as mulheres com vida sexual ativa devem realizar o exame. Já a mamografia é oferecida para mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos.

”A importância da ação é que as mulheres realmente se percebam, se cuidem, se preocupem com a sua saúde em primeiro lugar, pois a jornada da mulher é muito grande, onde acaba dando prioridade ao cuidado com toda a sua família e se colocando em último lugar. Então tentamos resgatar esse autocuidado, a autoestima e é necessário que ela reserve, pelo menos, um dia no ano para cuidar da sua saúde”, enfatiza Gisele Paiva.

O município tem cerca de 13 mil mulheres entre 50 e 69 anos. O exame de mamografia é oferecido mensalmente, tanto em clínicas conveniadas, como pelo caminhão da mamografia - um serviço que permite o alcance maior do público feminino, por meio de atendimento móvel. “A Campanha do Outubro Rosa é como um lembrete para que nós consigamos atingir e orientar cada vez mais mulheres”, afirmou Gisele Paiva.

CRONOGRAMA – As ações acontecerão pela manhã, a partir das 8h. É necessário levar o cartão SUS e um documento com foto, é preciso tomar todos os cuidados referentes a pandemia com o uso obrigatório de máscara e evitando aglomerações. Os locais onde acontecerá a programação especial são:

• DATA: 05/10 (Segunda) – LOCAL: USF Juçaral
• DATA: 08/10 (Quinta) – LOCAL: USF Enseada dos Corais
• DATA: 15/10 (Quinta) – LOCAL: CRSM2/Ponte dos Carvalhos
• DATA: 20/10 (Terça) – LOCAL: Praça da Igreja de Pontezinha – ATIVIDADES OFERECIDAS: Mamografia, Citologia Oncótica, Testes rápidos de HIV e Sífilis.
• DATA: 20/10 (Terça) – LOCAL: USF Mercês
• DATA: 23/10 (Sexta) – LOCAL: CRSM1 (Cabo/Centro)
ATIVIDADES OFERECIDAS: Solicitação de Mamografia, Citologia Oncótica, Testes rápidos de HIV e Sífilis.

Por Polyana Moura

Foto: Jakson Costa