Secretaria de Saúde do Cabo reforça prevenção à sífilis neste mês de combate à doença
access_time 13/10/2020

Dezessete de outubro é o Dia Nacional de Combate à Sífilis e a Sífilis Congênita. A Secretaria Municipal de Saúde estará reforçando nos dias 14 de 19 de outubro, no Centro de Testagem e Aconselhamento Herbert de Souza, os serviços de orientação e prevenção e palestras enfatizando a importância do diagnóstico e tratamento adequado da doença. O dia de combate à sífilis ocorre sempre no terceiro sábado de outubro.

Este ano o slogan da campanha é #Na Hora do Prazer Tudo Pode Acontecer. A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Em Pernambuco a cada 100 mil pessoas, 88 podem ter sífilis. Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a doença, principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode levar ao aborto, má formação do feto e/ou morte do bebê ao nascer. Sendo assim, a campanha pretende alcançar a maior parte da população, orientando e incentivando para realizarem os testes rápidos, e assim reduzir o número de novos casos da doença no município.

O Centro de Testagem e Aconselhamento Herbert de Souza, que funciona na rua Teixeira de Sá, centro do Cabo, realiza exames gratuitos de infecções sexualmente transmissíveis (IST), como Aids e sífilis.

O atendimento é feito por demanda espontânea ou por encaminhamento médico, diariamente.
Os testes rápidos e preservativos masculinos e femininos, também estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em todas as parturientes, o exame é realizado na Maternidade Padre Geraldo, em Ponte dos Carvalhos.

Foto: Arquivo/Secom

Por Polyana Moura